Histórico

Imigrantes indocumentados em Illinois são alvo de golpistas

Carteira de motorista custa $30, mas golpistas prometem apressar o processo e conseguir carteira válida para outros estados ao preço de $1000

DA REDAÇAO COM PANTAGRAPH

Depois de, finalmente, conseguir o benefício da carteira de motorista os imigrantes indocumentados do estado de Illinois agora enfrentam os golpes das autoescolas e de pessoas que afirmam poder apressar o processo de obtenção do documento. O valor da taxa é de $30, mas as autoridades do departamento de trânsito do estado garantem que já receberam denúncias sobre golpistas que levaram até $1000 de imigrantes indocumentados afirmando que poderiam conseguir o documento válido também para outros estados.

O alerta à comunidade indocumentada foi feita pela procuradora geral do estado, Lisa Madigan que recebeu as denúncias dos abusos praticados pelas autoescolas. De acordo com seu gabinete, as denúncias apontam que golpistas tentam extorquir os imigrantes afirmando que podem apressar o processo de obtenção do documento. Um documento assinado em julho pelo departamento de trânsito pede ao governo que mude as regras de obtenção do documento imediatamente.

Desde dezembro de 2013, o estado de Illinois está emitindo uma permissão para dirigir (o documento é semelhante ao da carteira de motorista que o estado oferece, porém só é válido no estado e não pode servir como identificação) e cerca de 53 mil imigrantes já receberam o documento. Outros 113 mil têm seus testes de direção e ou escrito agendados para os próximos meses. O departamento de trânsito no estado acredita que pelo menos 500 mil pessoas possam ser beneficiadas com a nova lei.

O problema que as autoridades vêm enfretando desde o início do ano é que autoescolas e alguns ‘espertinhos’estão usando a nova lei para aplicar golpe na comunidade imigrantes indocumentada. Desde abril, o estado tem aperfeiçoado o sistema online de inscrição para os testes e planeja ainda este ano, limitar o número de inscrições por imigrante.

Estados que aprovaram a carteira para imigrantes
Washington, Nevada, Utah, Colorado, New Mexico, Illinois, Vermont, Connecticut, a capital federal Washington D.C. e o território de Porto Rico. O estado de Oregon teve lei aprovada, mas está temporariamente suspensa. Na California a lei foi aprovada e começa a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2015.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo