Histórico

Imigrantes têm nova rota para o sonho americano

O número de indocumentados presos tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos em 2009 (ano fiscal) caiu vertiginosamente, mas em um determinado local a movimentação de imigrantes aumentou – e muito. Trata-se do trecho perto do Parque Nacional Big Bend, no Texas, que é apontada como a atual rota favorita dos indocumentados (e dos coiotes) para o começo do sonho americano. Segundo as autoridades, a segurança reforçada em áreas mais conhecidas, como o deserto do Arizona, por exemplo, é o motivo da preferência pelo novo caminho.

“Eles começaram a tentar entrar por aqui porque em outras partes da divisa entre o México e os estados Unidos enfrentam problemas não apenas com a polícia, mas também com as organizações criminosas que tomaram conta da fronteira”, disse Jose Spenser, que é proprietário de um pequeno hotal perto do parque. Segundo investigações, a gangue Zetas, que coordena o tráfico de drogas na região sul do Texas, costuma cobrar dos indocumentados uma taxa para permitir a entrada ilegal na América.

Mas a Polícia já está de olho também nesta nova rota. Só este ano as prisões naquela área aumentaram mais de 20% e as autoridades planejam deslocar mais agentes para a região.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo