Brasil

Imprensa internacional e entidades de saúde criticam discurso de Bolsonaro sobre o coronavírus

Presidente brasileiro acredita que pandemia não passa de uma “gripezinha” e que histeria foi causada pela grande mídia

(Brasília – DF, 18/03/2020) Coletiva à Imprensa do Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministros de Estado. Foto: Carolina Antunes/PR

Causou perplexidade e grande repercussão o discurso do presidente Jair Bolsonaro à nação realizado na noite de quarta-feira (24) sobre a pandemia do coronavírus. O presidente insistiu que a COVID-19, doença que já matou quase 20 mil pessoas em todo o mundo, não passa de uma “gripezinha” e que a “histeria coletiva” é resultado do trabalho da imprensa que, segundo o presidente, “espalha pavor”.

Bolsonaro disse ser favorável que os idosos se recolham, mas que a grande maioria deve voltar ao trabalho, voltar à “normalidade”. O Brasil tem hoje (25) 2.200 casos da doença e 47 mortes.

“O vírus chegou. Está sendo enfrentado por nós, e brevemente passará. Nossa vida tem de continuar. Empregos devem ser mantidos, o sustento da família deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade”, afirmou. “Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que um grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas?”, questiona o presidente.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva considerou “intolerável e irresponsável” o que chamou de “discurso da morte” do presidente Jair Bolsonaro. A entidade afirmou que, em sua fala, que classificou como “incoerente e criminosa”, o presidente “nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia da COVID-19 em todo o mundo, desvalorizando o trabalho sério e dedicado de toda uma rede nacional e mundial de cientistas e desenvolvedores de tecnologias em saúde.”

A Sociedade Brasileira de Infectologia se disse preocupada com a fala de Bolsonaro, e considerou que as declarações podem dar a falsa impressão de que as medidas de contenção social são inadequadas. Os infectologistas classificaram a pandemia como “grave”, e disseram que é temerário associar que as cerca de 800 mortes por dia causadas pela doença na Itália, a maioria entre idosos, esteja relacionada apenas ao clima frio do inverno europeu.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia disse que qualquer medida que abrande o isolamento da população será “extremante prejudicial” para o combate à Covid-19.

A Associação Paulista de Medicina afirmou que, “se a intenção foi acalmar, a reação da sociedade mostra que ele [Bolsonaro] não alcançou seus objetivos. Você não traz esperança minimizando o problema, mas reforçando as soluções. Existe um perigo próximo, evidente, real e gravíssimo. Enfrentá-lo é prioritário.”

Repercussão internacional

O discurso de Bolsonaro repercutiu na imprensa internacional e foi destaque nos jornais desta quarta-feira (25). Para os jornais, as declarações do líder da extrema direita do Brasil são “incendiárias”, “difíceis de acreditar” e vão de encontro com as próprias recomendações do Ministério da Saúde do país.

O jornal “The Washington Post” afirma que Bolsonaro vê o coronavirus mais como um “incômodo político do que uma ameaça de saúde pública”. A ABC News publicou que o presidente brasileiro afirma novamente que o coronavírus não é tão grave quanto parece e que a histeria é causada pela mídia. O jornal The New York Times também postou sobre o assunto.

Para o jornal francês “Le Monde”, o presidente “minimiza os riscos relacionados à pandemia da Covid-19 ao criticar as medidas tomadas em diversas cidades e Estados do país, em um momento em que um terço da população mundial é colocada em confinamento”.

O jornal “Le Parisien” lembra que, no momento do discurso de Bolsonaro, o Brasil contabilizava 2.201 casos de coronavírus e 46 mortes. “Mas as deficiências do sistema de saúde, além da pobreza e a insalubridade nas quais vivem uma grande parte da população, ameaçam agravar a epidemia na primeira economia da América Latina”, afirma o diário.

Em editorial, o jornal espanhol “El País” analisa como a América Latina lida com a pandemia e afirma que Bolsonaro “é o pior caso” entre alguns líderes da região que tentam minimizar a situação. Para o diário, o presidente está mais preocupado com a briga política com os governadores de São Paulo e do Rio – estados que concentram 60% dos casos de coronavirus do Brasil – do que com os riscos da pandemia. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo