Comunidade

Incêndio em NJ deixa 16 brasileiros desabrigados

O trágico incidente começou no meio da tarde, quando o estabelecimento tinha poucos clientes e alguns moradores estavam em casa

Bombeiros lutam para conter chamas
Bombeiros lutam para conter chamas

Na tarde do último domingo (11), um incêndio destruiu o prédio onde fica localizado o restaurante Paleio,  no bairro do Ironbound, em Newark (NJ). O prédio é de uso misto, ou seja, o restaurante ocupa o primeiro andar e os dois andares de cima eram apartamentos em que viviam 31 pessoas de várias nacionalidades, entre elas equatorianos, portugueses, japoneses, americanos e aproximadamente 16 brasileiros, totalizando 11 famílias. O trágico incidente começou no meio da tarde, quando o estabelecimento tinha poucos clientes e alguns moradores estavam em casa. As chamas se espalharam rapidamente e em poucos minutos consumiram grande parte do prédio.

A brasileira Márcia Almeida, natural de Porto Alegre (RS), morava no prédio com a filha Thays Ushida, de 18 anos. Ela relatou que havia retornado da igreja que frequenta no bairro para cuidar do seu cão de estimação, quando ouviu gritos vindos da janela. Ao olhar para fora, Márcia viu várias pessoas na calçada gritando para os moradores saírem do prédio imediatamente. Quando tentava sair, o cachorro fugiu de seus braços e ela correu atrás para pegá-lo, mas em poucos minutos a fumaça espessa e as chamas invadiram rapidamente os outros andares do edifício. A filha de Almeida não presenciou o início do incêndio, pois permaneceu na igreja para participar de um grupo de orações.

“Eu estava entrando no banheiro e também daria banho no meu cachorro, antes de leva-lo para passear no parque. Caso seu tivesse entrado no chuveiro, não teria escutado os gritos na calçada”, relatou Almeida à equipe do Brazilian Voice.

A brasileira foi salva do local através de uma escada Magirus, que os bombeiros utilizaram para retirar os moradores pelas janelas, uma vez que o fogo e fumaça invadiram os corredores e escadas do prédio. Márcia e seu cão foram os últimos a serem resgatados. A equipe de primeiros-socorros tentou leva-la ao hospital para que recebesse o tratamento por inalação de fumaça, mas ela decidiu retornar ao local e verificar que todos os seus vizinhos estavam salvos. Após isso, Almeida foi levada ao hospital, pois também sofreu um corte em um dos dedos das mãos.

Os desabrigados perderam todos os pertences no incêndio e estão abrigados temporariamente nas casas de parentes e amigos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo