Histórico

Índice de aprovação de Bush volta a alcançar baixa recorde nos EUA

A impopularidade da guerra no Iraque e das ações americanas contra o terrorismo global empurraram o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para uma queda dramática em seu índice de aprovação entre o eleitorado. Uma pesquisa da Associated Press e do Instituto Ipsos aponta que apenas 32% dos americanos se dizem satisfeitos com o governo Bush.

O índice é o mesmo do alcançado em janeiro último, e é o mais baixo em pesquisas da parceria AP/Ipsos. Em todos os temas abordados, a aprovação a Bush alcançou as mesmas baixas anteriores, demonstrando os desafios que deverão ser enfrentados pelos republicanos na próxima eleição presidencial americana, em 2008.

Apenas 28% dos entrevistados se disseram satisfeitos com as ações do governo Bush com relação ao Iraque. A política externa e a guerra contra o terrorismo tiveram apenas um terço de aprovação.

Em outra indicação de insatisfação do público, apenas 21% dos entrevistas disseram crer que as coisas estão indo na direção certa nos EUA –o pior resultado desde que a AP/Ipsos começou a fazer suas pesquisas sobre Bush, em dezembro de 2003.

A pesquisa entrevistou mil adultos por telefone entre os dias 4 e 6 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo