Histórico

Indices negativos na economia dos EUA geram dúvidas sobre recuperação

Relatório do Fed e dados sobre o mercado imobiliário causam pessimismo e derrubam bolsas

O maior termômetro da economia americana deu sinais de desânimo: Os principais indicadores das bolsas de valores do País operaram em baixa esta semana, depois da divulgação de índices negativos no cenário macroeconômicos. No principal deles, o governo dos Estados Unidos informou que as encomendas de bens duráveis no país caíram 1% em junho, resultado bem distante do esperado pelos analistas, que apostavam em crescimento de 1% no mês. Além disso, a Mortgage Bankers Association (MBA), órgão que representa a indústria de financiamento imobiliário americana, notou nova queda nos pedidos de empréstimos, na faixa de 4,4%.

Nem mesmo o impacto positivo de resultados de grandes empresas foi capaz de deter o pessimismo. “Os balanços corporativos têm sido positivos, mas a economia no geral ainda está num ritmo lento e não está se recuperando tão bem quanto esperávamos”, afirmou Ryan Detrick, estrategista de uma firma de investimentos de New York. A avaliação pessimista da atividade econômica divulgada no Livro Bege do Federal Reserve (o Banco Central americano) contribuiu para o panorama. “A recuperação no momento é pouco robusta em algumas regiões e perdeu força nas últimas semanas”, admitiu o presidente do Fed, Ben Bernank.

A situação está extremamente delicada na Califórnia, onde o governador Arnold Schwarzenegger declarou estado de emergência fiscal. Ele espera negociar um orçamento estadual que atenda um déficit de 19 bilhões de dólares, mas até lá ordenou três dias de licença por mês a partir de agosto para milhares de funcionários públicos, de modo a preservar o caixa do Estado e encontrar maneiras de honrar as obrigações da dívida e os serviços essenciais.

Tudo, porém, pode mudar no fim desta semana, com a divulgação de relatórios sobre o mercado de trabalho e o crescimento da economia no País. Alguns investidores apostam que as bolsas voltam ao patamar positivo, já que a expectativa é de melhora nos dados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo