Imigração

Indocumentados são levados em avião particular do Texas para a Califórnia e deixados em porta de igreja

Os imigrantes foram abordados por “indivíduos que representam um empreiteiro privado”; prefeito de Sacramento, Darrell Steinberg, comparou o ato a contrabando humano

Dezesseis imigrantes são levados de avião fretado para Sacramento. Foto: ABC10

Dezesseis imigrantes indocumentados da Venezuela e da Colômbia foram levados de El Paso, Texas, para o Novo México, e depois transportados em um avião particular fretado para Sacramento, na Califórnia, onde foram deixados na porta da Diocese Católica Romana de Sacramento. Segundo procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, alguns indivíduos possuíam documentação do governo do estado da Flórida, o que levantou especulações sobre o envolvimento do governador Ron DeSantis no caso.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse no sábado (3) que está trabalhando “para garantir que as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, e chegar ao destino pretendido enquanto aguardam seus casos de imigração“, disse. E completou: “Meu governo também está trabalhando com o Departamento de Justiça da Califórnia para investigar as circunstâncias em torno de quem pagou pela viagem do grupo e se os indivíduos que orquestraram esta viagem enganaram alguém com falsas promessas ou violaram alguma lei criminal, incluindo sequestro”, disse Newsom.

O prefeito de Sacramento, Darrell Steinberg, comparou o ato a contrabando humano. “Quem está por trás disso deve responder o seguinte: existe algo mais cruel do que usar seres humanos assustados para ganhar pontos políticos baratos?”, questionou em um comunicado. “Sacramento representa o melhor dos valores americanos. Nós sempre damos as boas-vindas ‘aos cansados, aos pobres e às massas amontoadas’, e sempre daremos as boas-vindas”, concluiu.

A ACT de Sacramento, uma colaboração das congregações religiosas da área, divulgou em nota que, após serem processados ​​na fronteira, os imigrantes foram abordados por “indivíduos que representam um empreiteiro privado” que disseram que os ajudariam a chegar a um centro de imigrantes onde encontrariam empregos e apoio gratuito.

Os migrantes, ao chegarem a Sacramento, não tinham ideia de onde estavam e possuiam “apenas uma mochila com pertences”, disse o Sacramento ACT. O grupo disse que todos os migrantes têm audiências pendentes no tribunal e que, ao transportá-los para a Califórnia sob falsos pretextos, haverá uma interrupção em seu devido processo legal. “O que aconteceu recentemente com a entrega enganosa de nossos irmãos e irmãs indocumentados na área de Sacramento entristece meu coração. Este ato de polarização política é doloroso e, no entanto, regozijo-me por fazer parte de um movimento que traz o amor de Deus e a boa vontade sobre as injustiças e a maldade política que afetam nossos irmãos e irmãs vulneráveis ​​”, disse o Rev. Efrem Smith, presidente do Sacramento ACT.

O rabino Mona Alfi, da Congregação B’nai Israel, disse que o que aconteceu com os migrantes foi “uma farsa moral” e que “são seres humanos, não diferentes de você ou de mim, que simplesmente querem cuidar de suas famílias e viver uma vida pacífica, e eles merecem ser tratados melhor.”

*Com informações do Miami Herald


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo