Manchete Mundo

Instagram lança medida para proteger menores de chantagem com fotos íntimas

Uma eventual conta criminosa não poderá, por exemplo, enviar mensagens privadas para a conta de um menor

Meta toma medidas para conter “sextorsão” com menores. Foto: El Periodico

A Meta, dona da rede social Instagram, anunciou nesta quinta-feira (11) novas medidas para proteger os jovens de chantagem com fotos íntimas. Segundo a companhia, a rede social vai contar com um “controlador de nudez” para contas de menores, que desfocará imagens de natureza sexual enviadas por mensagens no Instagram.

“Desta forma, o destinatário não será exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos e tem a opção de ver ou não a imagem”, explicou Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França, à AFP. “O objetivo é reduzir a criação e envio desse tipo de imagem”, afirmou Tuffier.

A plataforma também enviará mensagens ao remetente e ao destinatário destas imagens para conscientizar sobre o problema da chantagem com fotos íntimas, também conhecida como “sextorsão”. O menor será então direcionado para um site dedicado à matéria – “Stop Sextortion” – e terá acesso a uma linha telefônica de apoio, em parceria com associações.

Além disso, quando uma conta for identificada pelas ferramentas de inteligência artificial como sendo potencialmente fonte desse tipo de chantagem, as suas interações com menores serão fortemente limitadas. Uma eventual conta criminosa não poderá, por exemplo, enviar mensagens privadas para a conta de um menor, não terá acesso à sua lista completa de seguidores e as contas dos menores deixarão de aparecer na pesquisa, divulgou a Meta.

As novas medidas serão testadas a partir de maio em diversos países da América Central e Latina, antes de serem aplicadas globalmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo