Integrantes do Conselho de Representantes serão conhecidos nesta sexta

0
641

Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, fará o anúncio em uma coletiva

O resultado da eleição para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior será divulgado nesta sexta-feira à tarde. O anúncio dos nomes dos 16 titulares e suplentes que ocuparão os cargos consultivos “e não remunerados” é o motivo principal da coletiva de imprensa concedida pelo Embaixador Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, às 4pm (hora de Brasília). O pleito foi realizado entre os dias 1º e 9 de novembro e cerca de 18 mil pessoas participaram do processo em todo o mundo.

Durante a tarde da quinta-feira (11 de novembro), a Comissão Eleitoral esteve reunida por várias horas, quando foram verificadas as condições de segurança do sistema de votação. Nos últimos dias, o Itamaraty recebeu várias denúncias de fraude, vindas de vários estados americanos, depois de boatos sobre o uso indevido de números de passaporte e CPF para o voto em determinados candidatos. Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores avisou que os casos seriam analisados no encontro da Comissão e certamente estarão na pauta da coletiva desta sexta.

Segundo o chefe da Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, Aloysio Gomide, que falou ao AcheiUSA pelo telefone antes da reunião, o balanço da eleição foi positivo. “Este é um processo que leva tempo para se depurar, mas os resultados preliminares são satisfetórios”, afirmou. Em relação às denúncias de irregularidades, Gomide disse que a Comissão Eleitoral” da qual fazem parte, inclusive, um especialista em crimes cibernéticos da Polícia Federal e um técnico do Tribunal Superior Eleitoral” estava atenta a qualquer problema e os boatos não seriam suficientes para manchar a lisura e a transparência do pleito.

Da mesma forma, o diplomata Ronaldo Rodegher,  assessor de Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, também mostrou-se feliz com os objetivos alcançados no processo. Ele revelou que uma equipe de 10 pessoas trabalhou intensamente e sem folgas para supervisionar o sistema. Rodegher também adiantou que o maior número de votos veio da região da América do Norte/Caribe, justamente a que tinha o maior número de candidatos.

O Conselho será integrado por 16 brasileiros que vivem no Exterior e sua criação atende o programa de ações que o Ministério das Relações Exteriores desenvolve com o objetivo de aprimorar a assistência consular e o apoio aos cerca de três milhões de compatriotas que moram fora do Brasil. A posse está marcada para o dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, durante a 3ª Conferência de Brasileiros no Mundo.

Acompanhe pelo site do AcheiUSA (www.acheiusa.com) o resultado da eleição, nesta sexta-feira à tarde