Histórico

Irmão de Fidel fala em abrir Cuba para novas gerações

Em discurso no Congresso da Federação Estudantil, presidente em exercício Raul Castro afirma que o Partido Comunista é o único herdeiro da liderança de Fidel

O presidente cubano em exercício, Raúl Castro, insistiu nesta quinta-feira que o Partido Comunista de Cuba é o único herdeiro da liderança de Fidel Castro e reconheceu que é preciso abrir espaço “paulatinamente” às novas gerações.

Em discurso no Congresso da Federação Estudantil Universitária, Raúl Castro afirmou que “o substituto de Fidel só o pode ser o Partido Comunista de Cuba, hoje, amanhã e sempre” e ressaltou as diferenças de estilo de governo entre ele e seu irmão.

“Fidel não pode ser substituído, a não ser por todos nós juntos, cada um em seu lugar”, disse o ministro da Defesa no fechamento do Congresso, acompanhado por autoridades do Governo e do partido.

Raúl Castro, presidente provisório de Cuba desde 31 de julho, quando o seu irmão delegou seus cargos após uma cirurgia, disse que assumiu “algumas responsabilidades estatais”.

Raúl Castro destacou que “este é um momento histórico”, e acrescentou que é preciso “dar passagem a novas gerações, paulatinamente”.

Entre risos, lembrou anedotas de infância e os desencontros que teve com Fidel Castro na escola, assim como a forte personalidade dos dois.

Na próxima sexta-feira a Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) encerra o seu período de sessões ordinário e Raúl Castro deve presidir a reunião.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo