Comunidade

IRS alerta para golpes por telefone

Contribuintes recebem ligações fraudulentas solicitando informações e cobrando pagamentos à Receita Federal americana; veja dicas de como identificá-las

Sede do IRS
Sede do IRS

DA REDAÇÃO – O Internal Revenue Service – IRS, a Receita Federal Americana, emitiu um alerta para todos os contribuintes para um golpe que vem sendo aplicado por telefone. Pessoas se passando por agentes do IRS fazem cobranças falsas por telefone e solicitam informações bancárias e de cartões de crédito, extorquindo dinheiro dos contribuintes.

De acordo com o IRS, os falsos agentes afirmam que a pessoa tem um débito com a Receita ou informam que a pessoa tem um crédito a receber e solicitam informações como número de Social Security e dados bancários. “Muitas vezes, essas pessoas alteram a identidade do telefone para que a chamada seja identificada como se fosse do IRS. Eles também usam nomes e identificações falsas. Se o contribuinte não responde, eles deixam uma mensagem no telefone para a pessoa retornar com urgência a ligação”, informa o IRS.

“O crime está ocorrendo em todo o País e nós reforçamos o alerta para que as pessoas não caiam neste esquema. Nós temos um protocolo para lidar com questões de imposto e não é dessa forma que fazemos cobranças”, disse John Koskinen, do IRS.

Koshinen lembra que é muito fácil identificar quando uma ligação é falsa. Ele dá algumas dicas para que os contribuintes identifiquem prontamente o golpe. O IRS nunca vai:

– Ligar para solicitar pagamento imediato, nem cobrar valores devidos sem antes enviar uma carta para o contribuinte.

– Solicitar pagamentos devidos sem dar a oportunidade de o contribuinte questionar o valor cobrado pelo IRS.

– Pedir o número de cartão de crédito da pessoa, sem dar o direito de ela escolher a melhor forma de pagar.

– O IRS jamais irá solicitar número de cartões de crédito e débito por telefone.

– Ameaçar de chamar a polícia por falta de pagamento.

– O IRS também não envia e-mails, mensagens de texto ou usa mídia social para cobrar impostos devidos.

Se você for vítima desse tipo de ligação fraudulenta, ligue para 800.366.4484 ou visite o site www.tigta.gov.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo