Histórico

Itamar Franco declara apoio à candidatura de Alckmin

Ex-presidente ficou desgostoso com apoio do presidente Lula a Newton Cardoso para o governo de Minas Gerais

O ex-presidente da República Itamar Franco anunciou no início da tarde desta quinta-feira (27) apoio à candidatura à Presidência de Geraldo Alckmin (PSDB). Durante entrevista em seu apartamento em Belo Horizonte, Itamar citou “as qualidades de homem público de Geraldo Alckmin” e disse que atende a pedido do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que na segunda feira almoçou com ele e pediu apoio a Alckmin.

“Lula falhou na ética e transformou o seu governo num feixe de palha que qualquer vento leva”, disse o ex-presidente. “Lula prejudicou o próprio partido, que tinha uma bandeira ética e o governante não soube conduzir. Hoje é um homem arrogante”, acrescentou.

A relação entre Itamar e Lula azedou após a convenção estadual do PMDB realizada no final de junho, que escolheu o ex-governador Newton Cardoso como candidato do partido ao Senado, em detrimento de Itamar. A derrota do ex-presidente foi atribuída à articulação de Lula, que no mesmo dia participou de ato público com Newton Cardoso em Contagem (MG). O ex-governador, ao contrário de Itamar, apoiava a aliança do PMDB com o PT no estado contra a reeleição de Aécio Neves.

Alckmin agradeceu o apoio enaltecendo as qualidades de Itamar. “O ex-presidente é uma referência ética na política brasileira e fez um governo impecável”, destacou. “Esse é um dos melhores momentos desde que a campanha começou. O apoio do presidente Itamar é uma honra, pois ele representa a tradição mineira de exercer política como serviço”, emendou.

O apoio foi selado durante encontro entre o candidato, Itamar e o governador mineiro na residência do ex-presidente. O tucano anunciou ainda que o ministro da Casa Civil no governo Itamar, Henrique Hargreaves, será o coordenador da campanha em Minas Gerais.