Histórico

Itamaraty divulga nota sobre adiamento de encontro em Brasília

IV Conferência de Brasileiros no Exterior foi adiada por conta de atraso nos projetos e cortes orçamentários

O embaixador Eduardo Gradilone, subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior no Ministério das Relações Exteriores, emitiu nesta manhã de segunda uma nota de esclarecimento a respeito do adiamento da IV Conferência dos Brasileiros no Exterior, que estava prevista para o mês de outubro em Brasília.

Na nota, divulgada aos membros do CRBE (Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior), Gradilone declarou que o adiamento foi necessário devido ao fato de que vários dos projetos a serem implantados como produto das discussões no Conselho ainda estavam em fase de implantação, e um dos “principais objetivos da IV CBM seria justamente o de analisar os resultados desses projetos.” Mas o aspecto financeiro também pode ter entrado na equação do cancelamento, já que a nota também refere-se às “severas restrições orçamentárias”, que teriam contribuído para o adiamento da Conferência para uma data mais propícia.

Segundo a nota, a Conferência agora vai acontecer no primeiro semestre de 2012, mas não tem ainda uma data estabelecida. O Itamaraty afirma que o adiamento vai possibilitar uma nova reunião com o maior número de projetos-pilotos previstos no plano de ação do CRBE realizados, e livre das restrições financeiras circunstanciais.

Nesse meio tempo, o Itamaraty vai promover reuniões regionais do CRBE, “na medida do possível, sempre à luz dos cortes orçamentários.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo