Itamaraty lança concurso infantil de desenhos

0
756

Concorrem ao prêmio crianças de 6 a 11 anos de idade que vivem no Exterior

Já estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Itamaraty de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo, que vai distribuir aos vencedores livros e material didático em português, além da oportunidade de reprodução do trabalho em publicações do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Estão autorizados a participar do concurso crianças de 6 a 11 anos de idade que residem no Exterior.

A iniciativa, colocada em prática pela primeira vez há dois anos, foi retomada por ocasião da III Conferência Brasileiros no Mundo, no Rio de Janeiro, no final de 2010. Naquela ocasião foi lançado o edital para a segunda edição do Concurso. O tema este ano é ‘A minha brasileira favorita / O meu brasileiro favorito’, que pode ser um parente, amigo, personagem histórico, celebridade, personagem de ficção ou animal ou outros.

O objetivo do concurso é promover e conservar vínculos culturais e de identidade das novas gerações de brasileiros no exterior com seu país de origem. A íntegra do edital pode ser acessada no site do Consulado Brasileiro em Miami (www.brazilmiami.org) e o prazo de entrega do material é 1º de maio. Na inscrição, os participantes ou responsáveis deverão informar o título do desenho, nome e idade do autor, local de residência, e-mail e telefone, número do passaporte e documento provando residência no exterior.

Arte contemporânea também será premiada

O Ministério das Relações Exteriores acaba de lançar um prêmio voltado aos artistas plásticos que vivem no Exterior. O 1º Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea será realizado a cada dois anos com vistas a incentivar a produção brasileira de arte contemporânea, divididas nas categorias pintura, escultura, fotografia e obras em papel.

Cada participante só poderá concorrer com uma obra e as inscrições estarão abertas até o dia 25 de março de 2011, pelo e-mail artecontemporanea@itamaraty.gov.br. A ficha de registro está disponível no site do MRE (www.itamaraty.gov.br) e deve conter informações como o currículo do artista com imagens de suas obras.

A Comissão de Seleção será presidida pelo Diretor do Departamento Cultural do MRE, e composta por, no mínimo, outros seis jurados brasileiros.

O resultado será divulgado até o dia 10 de agosto de 2011 pelo site (www.itamaraty.gov.br)e a cerimônia de premiação acontecerá no Brasil, com as passagens aereas e hospedagem custeados pelo Ministério das Relações Exteriores. Os prêmios totalizam 150 mil reais, nas quatro categorias.