Negócios

JetBlue Airways faz oferta pela Spirit Airlines

A Spirit Airlines, com sede em Miramar, terá que decidir entre Jet Blue Airways ou Frontier

Compra da Spirit dá mais musculatura à JetBlue para brigar com as companhias áereas americanas mais fortes do mercado (Foto: Airbus.com)
Compra da Spirit dá mais musculatura à JetBlue para brigar com as companhias áereas americanas mais fortes do mercado (Foto: Airbus.com)

DA REDAÇÃO – A JetBlue Airways, sexta maior companhia aérea do país, está tentando se fundir com a Spirit Airlines em um acordo de $3.6 bilhões, informou o New York Times na terça-feira (5).

As três companhias aéreas de baixo custo operam no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood.

A JetBlue Airways se ofereceu para comprar a Spirit Airlines por cerca de $3.6 bilhões e romper o plano da Spirit para se fundir com a companhia aérea rival Frontier Airlines.

A Spirit divulgou que seu conselho avaliará a oferta da JetBlue e decidirá o melhor para seus acionistas.

A JetBlue ofereceu $33 por ação em dinheiro, o que seria cerca de 40% maior do que a Frontier pagaria pela Spirit nos termos de um acordo anunciado em fevereiro. A oferta da Frontier em dinheiro e ações valia $2.9 bilhões quando foi anunciada, mas as ações da Frontier caíram desde então, reduzindo o valor do negócio para os acionistas da Spirit.

As ações da Spirit, com sede na Flórida, subiram 22% depois que o New York Times divulgou pela primeira vez a oferta da JetBlue.

Em um comunicado, a JetBlue, com sede em New York, disse que a combinação com a Spirit levaria a tarifas mais baixas ao criar “o desafio nacional de tarifas mais baixas” para as quatro maiores companhias aéreas do país: American, Delta, United e Southwest.

A Frontier, com sede em Denver, usou esse mesmo argumento para apoiar sua aquisição da Spirit.

Uma ligação Frontier-Spirit combinaria o mapa de rotas da Frontier no oeste dos Estados Unidos com a rede da Spirit ao longo da Costa Leste e do Caribe. Ambas são companhias aéreas com desconto que oferecem tarifas mínimas e compensam parte da diferença cobrando extra por muitas coisas que as companhias aéreas maiores incluem no preço da passagem, incluindo bagagem de mão e refrigerantes.

A JetBlue não é o mesmo tipo de operadora chamada de ultra-baixo custo, e suas tarifas básicas geralmente são um pouco mais altas que a Frontier e a Spirit. A força da JetBlue na Costa Leste, incluindo a Flórida, significaria muito mais sobreposição com a Spirit.

Além disso, a Frontier e a Spirit são pequenas o suficiente para que seu negócio não seja examinado de perto pelos reguladores antitrustes. Esses mesmos reguladores já pesaram no ano passado a tentativa de bloquear uma parceria muito mais limitada entre a JetBlue e a American Airlines – esse desafio está pendente.

Uma área em que todos os três são semelhantes: reclamações de consumidores. A Spirit teve a maior taxa de reclamações ao Departamento de Transportes dos EUA no ano passado, seguida pela JetBlue e Frontier.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo