Histórico

John Boehner declara-se a favor da proposta de reforma imigratória

O presidente da Câmara de Deputados manifestou seu apoio a um acordo sobre reforma imigratória

DA REDAÇÃO COM EFE – o líder republicano John Boehner expressou nesta terça-feira (19) seu apoio à proposta provisória para uma reforma imigratória na qual trabalham oito legisladores da Câmara de Deputados, ao antecipar que este grupo bipartidário está próximo de conseguir um acordo neste sentido.

Esses deputados “estão essencialmente de acordo sobre como proceder”, disse Boehner, que preside a Câmara de Deputados, em uma conferência de imprensa.

“Há um monte de questões que devem ser tratadas”, afirmou Boehner, que acrescentou ser a proposta provisória do grupo bipartidário da Câmara baixa “uma solução bastante responsável” ao problema imigratório nos EUA.

Por sua parte, o “número dois” democrata da Câmara de Deputados, Steny Hoyer, revelou que os legisladores estão “bem perto” de um acordo e previu que a proposta final do grupo será revelada “em curto prazo”.

Segundo Boehner, o trabalho desse grupo “é somente o início do processo”, uma vez que mais da metade dos membros desta câmara “nunca se preocuparam com o tema da reforma imigratória e, portanto, precisa ser mais educado sobre o assunto antes de qualquer plano poder avançar”.

Boehner evitou pronunciar-se sobre o caminho para a cidadania aos imigrantes indocumentados que residem no país, incluído tanto na proposta na qual trabalha a Câmara baixa como naquelas já apresentadas pelo Senado e pela Casa Branca.

Muitos republicanos, em particular os da ala mais conservadora do partido, rechaçam a via para a legalização dos indocumentados, proposta pelo presidente Barack Obama, porque a consideram uma espécie de anistia.

Apesar dessa oposição, o deputado democrata por Illinois Luis Gutiérrez ratificou nesta terça-feira (19) em um café da manhã com os jornalistas que na verdade há um maior consenso bipartidário “sobre o tema da cidadania” do que aquele que existia nos esforços anteriores para levar adiante uma reforma imigratória que fracassaram.

Gutiérrez, que integra o grupo de trabalho da Câmara baixa, afirmou também ter falado com republicanos da ala mais conservadora como Paul Ryan e Raúl Labrador que são contrários a criar “uma subclasse permanente de não cidadãos”, em referência aos indocumentados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo