Histórico

Jornalista da NBC se afasta da TV após ter sua credibilidade questionada

O jornalista e apresentador de TV da rede NBC Brian Williams, âncora do telejornal diário “NBC Nightly News”, anunciou no sábado (7) iria sair do ar por alguns dias. A decisão foi tomada após o jornalista vir a público dizer que uma reportagem que havia feito continha uma passagem da qual ele não tinha certeza da veracidade. O episódio levou Williams a ser severamente criticado na semana que antecedeu sua decisão.

Profissional bastante respeitado no telejornalismo norte-americano, Williams se desculpou no ar, dias antes, por ter cometido um “erro”. Ele admitiu que não estava correta a história que contou muitas vezes no ar de que ele estava presente em um ataque com granada sofrido por um voo de helicóptero no Iraque em 2003, durante a invasão dos Estados Unidos a esse país.

Apresentador do “NBC Nightly News” desde 2004, Williams revelou que, na verdade, não estava no helicóptero que sofreu o ataque, e sim, no aparelho que chegou ao local mais tarde. “Cometi um erro ao recordar os fatos de 12 anos atrás”, reconheceu Williams no programa. “Quero pedir desculpas. Disse que viajava na aeronave que foi atacada por fogo inimigo, mas eu estava em uma aeronave diferente”, completou.

Durante o programa “NBC Nightly News” daquela quarta-feira, Williams leu uma declaração de 50 segundos, na qual pediu desculpas pela forma como relatou o episódio. “Não passou muito tempo até que alguns corajosos homens e mulheres da tripulação que estavam no deserto se pronunciassem a respeito. Quero pedir desculpas”, completou.

Na sexta-feira, a NBC lançou uma investigação interna para examinar as declarações de seu apresentador, enquanto alguns comentaristas se questionavam abertamente sobre a possibilidade de sua permanência na emissora.

Letterman cancelado
Figura frequente em talk shows na TV dos EUA, Williams cancelou uma participação que faria no programa do apresentador David Letterman. Ele tinha uma entrevista agendada com Letterman para esta quinta-feira (12). Segundo críticos de sua postura durante o episódio, a ida ao “Late Show” de Letterman talvez fosse uma boa oportunidade para que ele explicasse, afinal, o que se passou no voo do helicóptero americano no Iraque. O cancelamento da entrevista, contudo, apenas levanta mais suspeitas sobre a credibilidade do âncora afastado. Na quarta, a direção da NBC anunciou que Williams ficará fora do ar pelos próximos seis meses. O jornalista Lester Holt, apresentador do programa “Dateline”, o substituirá.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo