Mundo

Jornalista saudita teria sido torturado por sete minutos, diz imprensa turca

O jornal "Washington Post", do qual Jamal era colunista, publicou, na versão impressa desta quinta-feira (18), o último texto dele, intitulado “Do que o mundo árabe mais precisa: liberdade de expressão”

Jornalista teria sido assassinado dentro de consulado na Turquia
Jornalista teria sido assassinado dentro de consulado na Turquia

Os veículos turcos divulgaram vários detalhes sobre o suposto assassinato do jornalista saudita, Jamal Khashoggi, que está causando uma grande repercussão no mundo todo. As novas revelações, feitas na quinta-feira (18), trazem detalhes mórbidos sobre a morte do repórter. Erdogan chegou a afirmar que partes do consulado foram pintadas para esconder evidências.

O jornal turco pró-governista “Yeni Safak” publicou o conteúdo de gravações feitas no interior do consulado da Arábia Saudita em Istambul. De acordo com a reportagem, Jamal foi torturado e decapitado por agentes sauditas. O veículo também afirma que o assassinato durou sete minutos e que o corpo teria sido desmembrado ainda vivo.

Além disso, é atribuída a seguinte frase ao cônsul-geral saudita Mohammed al-Otaibi: “Faça isso do lado de fora, você está me causando problema”. Segundo o texto, um dos torturadores respondeu: “Cale a boca se quiser estar vivo quando retornar à Arábia Saudita”.

Na quarta-feira (17), foram feitas buscas na residência oficial do cônsul, mas Al-Otaibi já deixou a Turquia rumo à Arábia Saudita. No dia 2 de outubro, Jamal entrou no consulado em Istambul a fim de retirar documentação para o casamento com a noiva, que é turca, e nunca mais foi visto.

Apesar da investigação conjunta, Turquia e Arábia Saudita estão em lados opostos nesta história. A Turquia continua firme na insistência de que os sauditas mataram o dissidente. E os sauditas continuam negando qualquer ato contra Jamal, mas também não dão nenhuma versão plausível que mostre o contrário.

O jornalista saudita vivia nos Estados Unidos desde 2017. O jornal “Washington Post”, do qual Jamal era colunista, publicou, na versão impressa desta quinta-feira (18), o último texto dele, intitulado “Do que o mundo árabe mais precisa: liberdade de expressão”. No artigo, Jamal Khashoggi reforça que os casos de abuso contra jornalistas até geram protestos imediatos, que são sempre rapidamente seguidos do silêncio da comunidade internacional.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo