Histórico

Jovens brasileiros ajudam Nasa a aperfeiçoar aplicativo para celular

Voluntários moram no País de Gales e deram palpite no projeto americano


Vários jovens imigrantes participaram do desenvilvimento do aplicativo – BBC/Divulgacao

Da Redação com BBC Brasil -– Samanta Tomczack, de 19 anos, e Rafael Gonçalves, de 16 anos, fizeram parte de um grupo de dez jovens, moradores do País de Gales, que ajudaram a Nasa (agência espacial americana) a melhorar e ampliar um aplicativo sobre ciência e astronomia (spaceplace.nasa.gov). Aplicativo é dedicado ao público infanto-juvenil.

Samantha é parananese, e Rafael é paulista. Os dois moram há mais de dez anos no País de Gales. Eles passaram dois meses testando, de forma voluntária, a linguagem e o conteúdo do aplicativo Space Place, no início de 2013, junto com outros jovens de origem polonesa, nepalesa, italiana e nigeriana que também moram no País de Gales.

Segundo a Nasa, os testes, feitos à distância, ajudaram a “adicionar material ao aplicativo, a mostrar pontos fortes e fracos” e a desenvolver uma versão para Android do app (que antes só estava disponível para aparelhos Apple), recém-lançada.

Em troca, eles ganharam um certificado de agradecimento – e uma experiência que consideram importante para seu futuro profissional.
Interatividade

“Sempre gostei de tecnologia e o projeto me ajudou a gostar mais. Vai ser um diferencial para mim”, diz Rafael, que faz no momento uma espécie de curso técnico em matemática e computação. “Demos nossas opiniões sobre o aplicativo, que tinha alguns defeitos, e sugerimos uma versão para Android”, conta.

Já Samanta se interessou mais pela “parte interativa” do aplicativo, que tem vídeos, atividades e jogos relacionados, por exemplo, ao Sol, ao espaço e ao Sistema Solar. “Meu interesse é estudar jornalismo, por isso minhas sugestões foram mais quanto à questão social do app, como deixar sua interatividade mais fácil para crianças”, conta à BBC Brasil.

A intermediação dos jovens com a Nasa é feita por um projeto, gerido pelo governo galês, cujo principal objetivo é preparar jovens de origem imigrante para o mercado de trabalho local.

Segundo o português Mirco Cordeiro, responsável pelo projeto, a meta é “fazer com que os jovens sejam mais motivados e ambiciosos”. “Eles foram selecionados em uma área de carências sociais do País de Gales, onde existe a visão de que os jovens são muito apáticos”, afirma Cordeiro à BBC Brasil. “O que eu queria era mostrar que, quando há boas oportunidades e apoio, os jovens brilham. Cabe à sociedade encorajá-los.”

Nancy Leon, coordenadora do aplicativo na Nasa, disse que o Space Place atrai cerca de dois milhões de visitantes únicos por ano. Em vídeo de agradecimento aos jovens voluntários, ela disse que os testes ajudaram a “mostrar pontos fortes e fracos do aplicativo” e no esforço de criar material que desperte o interesse de crianças e adultos à ciência.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo