Imigração Notícias

Juiz ordena que governo do Texas remova boias para conter imigrantes no Rio Grande

Boias devem ser retiradas até o dia 15 de setembro; governador do Texas disse que vai recorrer

Boias foram instaladas em julho no Rio Grande (Foto Divulgação)

Um juiz federal ordenou, nesta quarta-feira (6), que o governo do Texas retire as boias instaladas no Rio Grande para conter imigrantes. As boias devem ser removidas até o dia 15 de setembro e todos os custos devem ser arcados pelo estado.

O juiz David Alan Ezra argumentou que o governador do Texas, Greg Abbott, não solicitou permissão federal – como previsto em lei – para instalar as boias, que são alvo de polêmicas desde o início da sua instalação em julho. Pelo menos três corpos foram encontrados sob as boias, alegam ativistas.

“O governador Abbott anunciou que não pediria permissão para colocar em prática a operação “Lone Star” (Estrela Solitária, em português), programa anti-imigrantes implementado por ele. Infelizmente para o Texas, pedir permissão é exigido por leis federais antes de obstruir um rio”, escreveu o juiz.

O juiz disse, ainda, que o argumento usado pelo governo de que o estado estava sendo “invadido” por imigrantes não é convincente.

O governo do Texas já anunciou que vai recorrer. “Esta decisão é incorreta e vamos apelar. Vamos continuar a usar todos os recursos para garantir a segurança na fronteira, incluindo o envio de solados da Força Nacional do Texas para instalar novas barreiras. Estamos preparados para levar essa batalha até a Suprema Corte”, disse o governador Abbott em nota. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo