Imigração Notícias

Kamala Harris anuncia investimentos privados de $750 milhões na América Central

Medida tem objetivo de fomentar a economia nesses países para conter a imigração ilegal para os EUA

Vice-presidente eleita disse que DACA e TPS serão os primeiros na lista de prioridades (foto: flickr)
Vice-presidente Kamala Harris (foto: flickr)

Com objetivo de fomentar a economia da América Central e evitar o êxodo em massa de seus moradores, a vice-presidente Kamala Harris anunciou nesta segunda-feira (13) investimentos privados da ordem de $750 milhões na região. O anúncio faz parte do pacote de investimentos de $1.2 bi que integra um plano lançado em maio para melhorar as condições de vida da população da região.  

Entre as iniciativas reveladas nesta segunda-feira, estão as da CARE International, Cargill, Grupo Mariposa, Parkdale Mills, PepsiCo, JDE Peet’s e PriceSmart. Por sua vez, Mastercard, Microsoft e Nespresso anunciaram novos projetos na região, além dos já indicados em maio.

Harris fez o anúncio no encerramento de uma conferência virtual convocada pelo Departamento de Estado, a Câmara de Comércio dos EUA e a The Partnership for Central America, que atraiu mais de 1.300 líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil.

Algumas das iniciativas de maio já estão dando frutos. A Microsoft, por exemplo, desenvolveu centros de capacitação em acesso digital e energia limpa e formou mais de 10 mil pessoas em habilidades técnicas e digitais básicas. A Nespresso trabalha com mais de 1.200 fazendas na Guatemala, além de anunciar seu primeiro fornecimento de café de Honduras e El Salvador.

A Mastercard negociou e assinou um memorando de entendimento para incorporar cinco milhões de pessoas de El Salvador, Guatemala e Honduras à economia formal e ajudar um milhão de micro e pequenas empresas a acessar sistemas de gestão e pagamento online.

Segundo a vice-presidência americana, a convocação busca o desenvolvimento de longo prazo em seis áreas: agenda de reformas, inclusão digital e financeira, segurança alimentar e agricultura ambientalmente inteligente, adaptação climática e energia limpa, educação e desenvolvimento da força de trabalho e, por fim, acesso à saúde pública.

A estratégia do governo inclui ainda o uso de fundos governamentais para fortalecer a governança democrática, combater a corrupção e melhorar a segurança.

Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, os Estados Unidos registraram 1,7 milhão de entradas ilegais através de sua fronteira sudoeste.

O presidente dos EUA, Joe Biden, encarregou Kamala Harris de supervisionar os esforços com Guatemala, Honduras, El Salvador e México para eliminar as “raízes” do êxodo para o norte: a pobreza extrema, a violência, a corrupção e o impacto das mudanças climáticas. (Com informações da AFP)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo