Histórico

Lançamentos no cinema combinam com momento nos EUA

Estreia neste fim de semana filme que aborda recessão

As telas do cinema normalmente buscam refletir, mesmo que muitas vezes metaforicamente, o que acontece na vida real. A principal estréia das salas de projeção norte-americanos neste final de semana é a comédia romântica ‘New in Town’, que trata de questões ligadas a dinheiro e problemas enfrentados por trabalhadores em épocas de crise.

O longa tem Renee Zellweger – que atuou em sucessos como Cold Mountain, no qual ganhou um Oscar, e Bridget Jones – no papel de uma executiva que se prepara para fechar uma fábrica no estado de Minnesota. Lá ela se apaixona por um sindicalista, vivido por Harry Connick Jr., e passa a lutar para reativar a companhia. Os responsáveis por ‘New in Town’ afirmaram que o filme não poderia estar mais sintonizado com as notícias sobre desemprego e fechamento de fábricas.

No entanto, o ator Harry Connick Jr. destaca que o público vai rir das piadas do filme, mesmo tendo na lembrança e sentindo no bolso os efeitos de uma das piores recessões do país nas últimas décadas. “Muitos trabalhos de entretenimento acontecem contra o pano de fundo de algo trágico”, disse ele. O bom é que o filme tem final feliz, como em toda história de Hollywood.

Outros filmes que têm temáticas associadas ao atual momento são ‘Confessions of a Shopaholic’, com a atriz Isla Fischer, e ‘The International’, com Clive Owen e Naomi Watts. A primeira produção mostra uma nova-iorquina cujo vício de fazer compras a faz mergulhar em dívidas. Qualquer semelhança com a realidade dos consumistas americanos não é mera coincidência. Além dissom, o filme será lançado após uma temporada de compras muito fraca. Já o outro longa descreve uma investigação de atividades ilícitas conduzidas por banqueiros que financiam guerras e terrorismo com o dinheiro de investimentos.

Para especialistas da indústria cinematográfica, o gosto do público por determinados filmes depende do momento pessoal de cada um. Ou seja, se alguém está vivendo uma paixão, é mais provável que vá gostar de uma comédia romântica. Talvez isso explique porque o filme ‘Paul Blart – Mall Cop’ lidera as bilheterias nos Estados Unidos há várias semanas e arrecadou mais de 33 milhões no primeiro fim de semana de exibição… afinal, quem não dar umas boas risadas nos dias difíceis de hoje.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo