Histórico

Língua portuguesa em alta nos Estados Unidos

Eventos em New York e Miami incentivam a divulgação de nosso idioma

Na próxima sexta-feira, 20 de abril, na sede das Nações Unidas em New York, realiza-se a I Conferência de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, a partir da 1 hora da tarde, e conta com a presença do senador Cristovam Buarque um dos maiores líderes na defesa da Educação geral no Brasil e fundador do Movimento Educacionista Brasileiro.

O encontro foi coordenado pelas professoras Arlete Falkowski (Movimento Educacionista USA) e Roseli Saad (Portuguese Language Institute United Nations) e deve reunir educadores, líderes e pessoas interessadas pela questão envolvendo a difusão do idioma português nos EUA. O tema central é Perspectivas Educacionais: Diálogos Brasil EUA.

Entre as presenças confirmadas, estão entidades ligadas à promoção do ensino de português nos EUA, como American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), ABRACE-Washington, Fundação Vamos Falar Português (VFP), Projeto Contadores de Histórias de San Francisco, PIPA, Fundação New Hope, de Orlando e Projeto Mantena Ajuda, de New Jersey.

Curso de formação de professores de português

O Consulado Geral do Brasil em Miami realiza no próximo final de semana de 20 a 22 de abril o II Curso do Programa de Formação de Professores de Português como Língua de Herança Etapa Miami.

O curso será ministrado nas dependências da Florida International University (FIU), com coordenação pedagógica da professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia, com exposições da professora Clémence Jouët-Pastré, da Harvard University.

Os certificados serão emitidos pela Universidade de Brasília (UnB). O curso será gratuito, com carga horária de 25 horas.

Os alunos foram selecionados mediante análise de currículos que foram enviados ao Itamaraty até 5 de abril.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo