Antonio Tozzi Esportes

Na estreia do Carioca, Mengão goleia Audax Rio por 4 a 0 em Manaus

Léo Pereira fez o primeiro gol do Flamengo na goleada sobre o Audax-Rio na abertura do Cariocão, na Arena da Amazônia, em Manaus (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Foi dada a largada na temporada 2024 para o Flamengo e para os demais clubes do Rio de Janeiro. Na estreia do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro goleou o Audax Rio por 4 a 0, na noite da quarta-feira (17), na Arena da Amazônia, em Manaus. Léo Pereira, Pedro, Cebolinha e Varela marcaram os gols do Mengão, fazendo a festa da Nação que lotou o estádio. O público foi de 44.068 pagantes, que proporcionou uma renda de R$ 6.574.690,00.

Depois do pit stop em Manaus, onde lotou a Arena da Amazônia, a delegação rumou para os Estados Unidos como parte de sua pré-temporada. No próximo domingo (21), enfrentará o Philadelphia Union , em São Petesburgo. Enquanto isso, no mesmo dia, uma equipe alternativa do Mengão encara o Nova Iguaçu, no estádio Almeidão-PB, pela segunda rodada do Cariocão 2024.

O Flamengo não foi o único a estrear no Campeonato Caioca 2024. Além da equipe comandada por Tite, também jogaram Botafogo e  Madureira com vitória do Glorioso com o gol marcado por Jeffinho, que retornou ao clube depois da temporada europeia. O Fogão voltou a venver no Nilton Santos depois de cinco meses.

A Portuguesa carioca derrotou o Bangu por 1 a 0 e completaram a primeira rodada as partidas entre Nova Iguaçu e Sampaio Correa, Vasco e Boavista, Volta Redonda e Fluminense, realizadas na quinta-feira (18).

O regulamento do Campeonato Carioca 2024 determina que todos times se enfrentem em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas – quatro passam para as semifinais da competição.

Atual campeão, o Fluminense vem embalado após uma temporada memorável coroada pelo inédito título da Libertadores. Os comandados de Fernando Diniz vão buscar o tricampeonato carioca. Ao todo, o clube acumulou três conquistas seguidas em quatro ocasiões, sendo a primeira delas o único tetracampeonato estadual do clube, entre 1906, 1907, 1908 e 1909. Depois, alcançou três títulos seguidos em 1917-18-19, 1936-37-38 e 1983-84-85.

O Flamengo segue sendo o clube com o maior número de títulos estaduais, mas viu a distância encurtar nos últimos anos. A equipe comandada pelo técnico Tite vem de uma temporada para ser esquecida, sem títulos. O clube até o momento contratou pouco, mas o único reforço até o momento é badalado. O uruguaio De La Cruz, que estava no River Plate, chega à Gávea como contratação de peso e enche os flamenguistas de expectativa.

Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda são os clubes participantes. Causa estranheza a presença do Sampaio Correa, principal equipe do Maranhão, disputando umna competição em um estado do Sudeste.


Blinkova surpreende Rybakina no Australian Open em desempate mais longo em um Grand Slam

Russa Anna Blinkova fez história ao derrotar a cazaque Elena Rybakina no Australian Open com 22 a 20 no mais longo tie breaker de um Grand Slam: 36 minutos (Foto: WTA)
Russa Anna Blinkova fez história ao derrotar a cazaque Elena Rybakina no Australian Open com 22 a 20 no mais longo tie breaker de um Grand Slam: 36 minutos (Foto: WTA)

A quadra Rod Laver Arena estava balançando e Anna Blinkova estava tremendo.

Animando-se repetidamente a “ir em frente”, Blinkova mostrou pura coragem criando choque sísmico em uma noite selvagem e louca do Aberto da Austrália.

A corajosa Blinkova salvou seis match points no breaker antes de converter seu 10º match point surpreendendo a terceira cabeça de chave Elena Rybakina por 6/4, 4/6 e 7/6 (22 a 20 no tie breaker) em uma virada épica e emocionante na segunda rodada do Aberto da Austrália.

Blinkova, 57ª do ranking, conquistou a segunda vitória sobre uma Top 5 em sua carreira e o maior triunfo de sua vida, exibindo eterna determinação para subir no que chamou de “desempate sem fim”.

Este encontro de desempate de 42 pontos e 36 minutos quebrou o desempate de 38 pontos disputado na terceira rodada de Wimbledon no verão passado, quando Lesia Tsurenko, 60.ª do ranking, superou Ana Bogdan por 4-6, 6-3 e 7-6(18).

Bia avança em simples e duplas

A brasileira Bia Haddad Maia venceu mais uma no Australian Open. A paulista bateu a russa Alina Korneeva, de apenas 16 anos, na quadra central, a Rod Laver Arena, por 2 sets a 0. Com o resultado, ela garantiu pela primeira vez ida à terceira rodada do primeiro Grand Slam da temporada.

Até o momento, esse é o melhor resultado de uma brasileira desde 1965. Na ocasião, a considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno, garantiu o vice-campeonato na competição.

Bia enfrenta na próxima fase a russa Maria Timofeeva, número 170 do ranking. A tenista vem de vitória sobre a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo.

Ela está bem também nas duplas. No torneio de duplas, Bia Haddad Maia venceu jogando ao lado da norte-americana Taylor Townsend, na estreia do Australian Open. A dupla Haddad Maia/Towsend foi campeã no Torneio de Adelaide, que serviu como preparação para o torneio de Grand Slam.

Luisa Stefani também avançou no Australian Open. Jogando ao lado da holandesa Demi Schuurs, a brasileira venceu a dupla formada pela romena Sorana Cirstea e pela croata Donna Vekic, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/5, em 1h21 de jogo. Na próxima fase, elas enfrentam as americanas Caroline Dolehide e Peyton Stearns.

No lado masculinbo, destaque para o gaúcho Rafael Matos que ganhou seu duelo ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Eles derrotaram Yuki Bhambri and Robin Haase na primeira rodada do Australian Open.


Lionel Messi ganha prêmio The Best pela oitava vez. Foi justo?

Lionel Messi vence o FIFA The Best Award pela oitava vez e o norueguês Erling Haaland ficou em segundo lugar (Foto: Inter Miami CF/PA Wire)
Lionel Messi vence o FIFA The Best Award pela oitava vez e o norueguês Erling Haaland ficou em segundo lugar (Foto: Inter Miami CF/PA Wire)

A escolha de Lionel Messi configurou-se uma tremenda injustiça aos olhos dos especialistas em futebol. O craque argentino fatura o prêmio pela oitava vez e ficou à frente do norueguês Erling Haaland – jogador que foi o grande destaque do Manchester City na temporada. Inclusive, ele foi o artilheiro da Europa em 2023.

Para se ter uma ideia de quanto foi impactante o desempenho de Haaland, o próprio Messi votou no jogador da Noruega. O que causou essa distorção foi a votação dos torcedores, mas também causou estranheza o fato de os capitães terem optado por Messi, enquanto os treinadores votaram mais em Haaland.

Outra incoerência foi a escolha de Ederson, goleiro da seleção brasileira e do Manchester City, como o melhor do mundo e no time ideal da temporada o eleito foi Courtois, goleiro belga que joga no Real Madrid.

Particularmente, sou cético em relação aos concurso de melhores, seja no caso de escolhas da mulher mais bonita do mundo, do homem mais sexy do planeta, melhor banda, melhor restaurante e por aí vai. Isto se torna ainda mais incoperente quando se elege alguém como o melhor em um esporte coletivo, como é o caso do jogador de futebol, onde o resultado final depende de um esforço coletivo.

Mas como o público gosta desse tipo de escolhas, o resultado final da premiação do Fifa The Best 2023 acabou sendo decepcionante.

O que nos faz lembrar um velho ditado que enaltece aquele que é reconhecido como o melhor dos últimos tempos. Ou seja, quem tem fama, deita na cama…

Rememorando que a premiação do Fifa The Best 2023, foi realizada na segunda-feira (15),  elegendo os destaques do futebol mundial na última temporada. Messi foi eleito o melhor jogador do mundo, e Aitana Bonmatí levou o prêmio entre as jogadoras. A cerimônia também coroou Ederson como melhor goleiro.

Veja todos os vencedores do Fifa The Best 2023:

Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG e Inter Miami)

Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona)

Melhor treinador no futebol masculino: Pep Guardiola (Manchester City)

Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)

Melhor goleiro do mundo: Ederson (Manchester City)

Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Manchester United)

Prêmio Puskás – dado ao gol mais bonito do período: Guilherme Madruga (Cuiabá e Botafogo-SP)

Seleção (masculino): Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior

Seleção (feminino): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr.

Fifa Fan Award – dado a um torcedor ou grupo de fãs: Daniel “Toto” Iñiguez, torcedor do Colón de Santa Fé

Fifa Fair Play – premia o espírito esportivo de um atleta ou clube: seleção brasileira, por ação contra o racismo

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2023 já foi entregue, e o vencedor foi Lionel Messi.

Todos os vencedores do prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa:

1991 – Lothar Matthäus (Alemanha)

1992 – Marco Van Basten (Holanda)

1993 – Roberto Baggio (Itália)

1994 – Romário (Brasil)

1995 – George Weah (Libéria)

1996 – Ronaldo (Brasil)

1997 – Ronaldo (Brasil)

1998 – Zinedine Zidane (França)

1999 – Rivaldo (Brasil)

2000 – Zinedine Zidane (França)

2001 – Luís Figo (Portugal)

2002 – Ronaldo (Brasil)

2003 – Zinedine Zidane (França)

2004 – Ronaldinho Gaúcho (Brasil)

2005 – Ronaldinho Gaúcho (Brasil)

2006 – Fabio Cannavaro (Itália)

2007 – Kaká (Brasil)

2008 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

2009 – Lionel Messi (Argentina)

2010 – Lionel Messi (Argentina)

2011 – Lionel Messi (Argentina)

2012 – Lionel Messi (Argentina)

2013 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

2014 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

2015 – Lionel Messi (Argentina)

2016 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

2017 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

2018 – Luka Modric (Croácia)

2019 – Lionel Messi (Argentina)

2020 – Robert Lewandowski (Polônia)

2021 – Robert Lewandowski (Polônia)

2022 – Lionel Messi (Argentina)

2023 – Lionel Messi (Argentina)

Todas as vencedoras do prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa:

2001 – Mia Hamm (Estados Unidos)

2002 – Mia Hamm (Estados Unidos)

2003 – Birgit Prinz (Alemanha)

2004 – Birgit Prinz (Alemanha)

2005 – Birgit Prinz (Alemanha)

2006 – Marta (Brasil)

2007 – Marta (Brasil)

2008 – Marta (Brasil)

2009 – Marta (Brasil)

2010 – Marta (Brasil)

2011 – Homare Sawa (Japão)

2012 – Abby Wambach (Estados Unidos)

2013 – Nadine Angerer (Alemanha)

2014 – Nadine Angerer (Alemanha)

2015 – Carli Lloyd (Estados Unidos)

2016 – Carli Lloyd (Estados Unidos)

2017 – Lieke Martens (Holanda)

2018 – Marta (Brasil)

2019 – Megan Rapinoe (Estados Unidos)

2020 – Lucy Bronze (Inglaterra)

2021 – Alexia Putellas (Espanha)

2022 – Alexia Putellas (Espanha)

2023 – Aitana Bonmatí (Espanha)

Argentino termina empatado com Haaland, mas conquista troféu pela oitava vez por receber mais votos dos capitães de seleções. Muita gente considerou uma injustiça a escolha por Messi, pois Haaland fez uma temporada melhor.

Marta ganha homenagem especial e vira nome de prêmio. Eleita seis vezes a melhor do mundo, a camisa 10 do Brasil batizará o troféu de gol mais bonito no futebol feminino.


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo