Histórico

Longa fila para conseguir carteiras de motorista em Nevada

Autoridades de Nevada não podem compartilharseus dados com o Departamento de Imigração dos EUA

DA REDAÇÃO COM ASSOCIATED PRESS – Milhares de imigrantes em Nevada foram esta quinta-feira (2) aos postos do Departamento de Veículos Motorizados (DMV na sigla em inglês) para obter permissões para dirigir, de acordo com uma nova lei que converteu o estado no 11º dos Estados Unidos a oferecer privilégios para dirigir às pessoas que vivem no país de maneira ilegal.

Em Las Vegas, começaram a se formar longas filas antes de dos postos do DMV abrirem as portas às 8 am. Ao meio-dia, o tempo de espera nos dois postos mais concorridos da cidade era de duas horas ou mais.

Mas o ambiente era mais leve do que em outras esperas no DMV, em função da emoção entre os imigrantes que agora poderão dirigir legalmente para seu trabalho.

Fausto García, de 51 anos, estava entre aqueles que esperavam no posto do DMV em North Las Vegas. O mexicano García disse que queria obter a carteira o mais rápido possível. Está vivendo em Las Vegas durante oito anos, e dirigindo ilegalmente para seu trabalho de lavador de pratos. “É necessário dirigir sempre com muito cuidado”, comentou.

Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2013 e assinada pelo governador republicano Brian Sandoval permite aos imigrantes em Nevada sem status de cidadania tirar carteiras para dirigir. Um número crescente de estados tem aprovado leis similares nos últimos anos, e 11 estados mais o Distrito de Columbia promulgaram tais medidas.

Durante uma cerimônia realizada em maio para assinar a lei, Sandoval — primeiro governador hispânico de Nevada— qualificou a medida como uma das peças legislativas mais significativas que já promulgou.

Partidários da iniciativa de lei disseram que, em razão de haver muitos imigrantes sem permissão de permanência nos Estados Unidos que dirigem de qualquer maneira, a lei fará com que os caminhos sejam mais seguros já que lhes será exigido fazer um exame e ter seguro.
A lei proíbe especificamente que o DMV utilize ou compartilhe a informação para fins de aplicação de leis de imigração.

As permissões para dirigir têm vigência de um ano e não podem ser utilizadas como identificação oficial para embarcar em aviões comerciais ou entrar em edifícios do governo federal.

Para obter uma carteira, os imigrantes devem mostrar um documento de identidade, assim como de residência em Nevada. Qualquer documento em idioma estrangeiro, como uma certidão de nascimento, deve ser traduzido, e o DMV tem uma lista de aproximadamente 160 tradutores em seu Website.

Os latinos constituem cerca de uma quarta parte dos residentes de Nevada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo