Histórico

Loteria de Vistos: quase 500 brasileiros com chances

Cerca de três mil latino-americanos foram pré-selecionados entre as 82 mil pessoas sorteadas

No sorteio da Loteria de Vistos 2006 foram pré-selecionadas 82 mil pessoas, das quais 2.847 são latinos, informou o Departamento de Estado. O número é inferior ao sorteio de 2005, quando 3.531 hispânicos entraram na segunda fase para disputar os 50 mil vistos disponíveis

Mais de 50 por cento dos pré-selecionados vive na África, acrescenta o relatório do Centro Nacional de Vistos, localizado no Kentucky, da chancelaria americana.

Os ganhadores desta primera etapa serão notificados por carta e/ou e-mail e a informação deve chegar aos ganhadores durante o mês de julho, de acordo com os organizadores do sorteio.

Desta forma, encerra-se a espera de 5,5 mihões de candidatos que enviaram suas solicitações entre outubro e dezembro de 2005 através da internet. O Departamento de Estado (DOS) destacou que o envio digital dos pedidos, implementado em 2004, eliminou uma grande parte do risco de fraudes.

Os números do sorteio – A exemplo do ano passado, o continente africano ficou com a maior quantidade de pré-selecionados, seguido da Europa, Ásia, América Latina e Caribe, e Oceania.

De acordo com o relatório, os países com maior número de pré-classificados para o Visto de Imigrante de 2006 foram:

Nigéria, com 9.849 pré-selecionados; Egito, com 7.229; Etiópia, com 6.871. Na América Latina, o número de pré-selecionados por país é o seguinte: Peru, com 1.274 pré-selecionados; Brasil, com 488; Cuba, com 427; Venezuela, com 226; Equador, com 170; Bolívia, com 88;
Argentina, com 86; Guatemala, com 43; Chile, com 42; Honduras, com 28; Paraguai, com 20; Nicarágua, com 19; Costa Rica, com 18;
Panamá com 14; e Uruguai, com 4 pré-selecionados.

Igual aos anos anteriores, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Jamaica, Haiti e México não participaram do sorteio. Estes países são considerados pelos Estados Unidos como nações de “alta imigração”.

Os próximos passos – Na carta ou no e-mail enviado pelo DOS a cada um dos pré-selecionados, o governo americano explica os passos a serem seguidos na segunda etapa do sorteio. Entre eles, pede para ligar e marcar uma reunião num consulado dos Estados Unidos nos países de origem dos sorteados, participar de uma entrevista e documentar os dados registrados no pedido de participação no concurso.

Depois de concluídos os trâmites consulares, o DOS notificará os ganhadores definitivos dos 50 mil vistos de residência permanente disponíveis para o ano fiscal 2007. O ano fiscal americano começa em 1º de outubro deste anos e encerra-se em 30 de setembro de 2007.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo