Histórico

Lula é paparicado na reunião do G20

Ele é o “político mais popular da Terra”, disse Obama

Luiz Inácio Lula da Silva está com tudo. Na reunião do G20, o grupo das 20 maiores potências econômicas do mundo, o presidente brasileiro recebeu elogios rasgados – e não foi de qualquer um: Barack Obama disse que Lula é o “político mais popular da Terra” e o comentário, feito numa roda com outros líderes mundiais, foi corroborado com ênfase. O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, por exemplo, acrescentou que o brasileiro é “o mais popular político de longo mandato”. Um pouco antes, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que as “prioridades” dos governos da França e do Brasil estão “alinhadas”.
O encontro em Londres, aliás, tem sido um prato cheio para Lula. Para a foto oficial da reunião, ele sentou-se ao lado da Rainha das Inglaterra, o que denota o seu prestígio junto à realeza britânica. Além disso, a informação de que o Brasil está disposto a contribuir com recursos para o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o órgão ajude os países pobres afetados pela crise financeira internacional foi muito bem recebida entre os participantes do Fórum. “Não somos um país pobre e pequeno. O Brasil é um país grande. O que faltava para ele era respeito”, disse Lula.
Pelo visto, o líder brasileiro caiu nas graças da elite mundial. “É porque ele é boa pinta”, complementou Obama. Lula está no encontro com uma comitiva de 21 pessoas, da qual fazem parte os ministros Guido Mantega (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Franklin Martins (Comunicação Social), além do assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo