Brasil

Lula indica nome para embaixada do Brasil nos EUA que pela 1ª vez pode ser comandada por uma mulher

A diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti já recebeu o aval do governo americano e será submetida a uma sabatina no Senado brasileiro

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi representante do Brasil na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, 68, para ser a próxima embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A indicação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) e só será confirmada após a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O governo americano já concordou com o nome sugerido e caso passe pelo crivo dos parlamentares, Viotti se torna a primeira mulher a assumir o cargo em Washington. Diplomata de carreira, ela chegou a ser cotada para assumir o Ministério das Relações Exteriores da administração petista, mas a pasta acabou ficando com Mauro Vieira. A indicada de Lula representou o Brasil na ONU e foi embaixadora em Berlim, na Alemanha. Ela também chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, função que ocupou até 2021.O comando da Embaixada nos Estados Unidos é uma das funções mais estratégicas da diplomacia bilateral por conta do poder econômico do país norte-americano e do tamanho da comunidade brasileira.

As relações entre os dois países estava morna durante a gestão Biden-Bolsonaro. Admirador de Donald Trump, o ex-presidente brasileiro foi o último líder latino-americano a reconhecer a vitória de Biden nas urnas, o que causou incomodo nas autoridades americanas. No ultimo dia 9 de janeiro, o embaixador brasileiro indicado por Bolsonaro, Nestor Forster, 59 anos, foi removido do cargo, juntamente com a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo, que era cônsul do Brasil em Nova York.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo