Histórico

Lula pede fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba

Durante sua visita aos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a administração Barack Obama deve tentar estabelecer uma nova relação com Cuba, deixando os problemas do passado para trás. “Vamos fazer política pensando no século 22”, disse Lula, pedindo o fim do embargo e ressaltando que outros líderes das Américas acreditam num novo tipo de relação entre os EUA e Cuba. “Eu acho que pode mudar e o Obama tem condições de fazer essa inflexão, pois não há mais nenhuma razão para continuar o bloqueio econômico contra a Ilha”, disse.

No mesmo sentido, Lula defendeu parceria entre a América do Norte e os países da América Latina. “Eu estou convencido de que os Estados Unidos podem, definitivamente, ter uma outra relação com a América Latina. Nós não queremos Aliança para o Progresso, como foi feito na década de 60, nós não queremos a ingerência em função de perspectiva de luta armada”, afirmou o presidente brasileiro.
Lula disse também que Obama tem a “clareza” de que é preciso estabelecer um consenso entre os países do G-20 para tomar medidas contra a crise econômica global, mas acrescentou que é preciso encontrar uma saída coletiva para a crise econômica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo