Histórico

‘Luz e Sombras’, tema da Mostra Ocidente Encontra Oriente

DA REDAÇÃO – “Luz e Sombras”, tema da mostra Ocidente Encontra Oriente no arteaméricas 2012 é a exibição realizada por Stella Holmes, fundadora da Brickellian Inc. e da Brickell Gallery Night, que pode ser vista nos estandes 712 e 811, entre os 2 e 5 de março, no Miami Beach Convention Center (1901 Convention Center Drive, Miami Beach).

A mostra, que tem como curadora Denise Mattar, ex-diretora do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, apresenta as obras de sete artistas latino- americanos de origem asiática: os brasileiros Cristina Sá, Takashi Fukushima, Yutaka Toyota, Kazuo Okubo, Megumi Yuasa e os argentinos Valeria Yamamoto e Guillermo Ueno.

Denise Mattar disse que Luz e Sombras representa um tema recorrente para os artistas cujos ancestrais emigraram da Ásia para países latino-americanos a partir do século 19. As superficies brilhantes das esculturas de Yutaka Toyota refletem e distorcem o ambiente, definiu.
Luz e sombras são elementos constantes nas pinturas cósmicas de Takashi Fukushima. Megumi Yuasa faz esculturas construídas em cerâmica de maneira filosófica e poética. Kazuo Okubo cria surpreendentes paisagens humanas com luz e sombras. Os quadros de Cristina Sá mostram uma fusão perfeita entre ocidente e oriente.

Ocidente Encontra Oriente (WEE), projeto desenvolvido por Stella Holmes em 2010, reexamina o significado do intercâmbio cultural, da emigração, da etnia e da diversidade através da identificação e envolvimento de emergentes e consagrados artistas latino-americanos de descendência asiática. “Sempre tive interesse na arte como comunicação, disse Stella. Pela minha experiência, é uma maneira maravilhosa de se preencher as lacunas entre diferentes culturas, diferentes maneiras de ver e de ser. Em Ocidente Encontra Oriente, conferimos este papel na fusão das expressões artísticas orientais e ocidentais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo