Esportes

Machismo de torcedores ganha as manchetes de todo o mundo

‘Show de machismo’ gerou revolta e também dividiu opiniões na Copa da Rússia

Torcedores brasileiros humilham jovem russa
Torcedores brasileiros humilham jovem russa

Atitudes machistas de torcedores na Copa do Mundo da Rússia vêm gerando polêmica com a divulgação de vídeos em que mulheres são constrangidas ao repetirem palavras ofensivas em idiomas que não conhecem. A companhia aérea Latam anunciou a demissão de um funcionário que foi visto em um dos vídeos constrangendo mulheres na Rússia. 

O caso que gerou maior repercussão no país envolve um grupo de brasileiros que, sob o pretexto de ensinar cantos de torcida, fez com que uma jovem repetisse palavras que remetem ao órgão sexual feminino. Ela sorri e repete animada.

Três dos integrantes do grupo que aparece no vídeo já tiveram seus nomes revelados e o vídeo provocou indignação inclusive entre celebridades.

Pessoas como as cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury lamentaram o que chamaram de “papelão machista” e “abuso moral” em posts no Twitter. As críticas foram apoiadas por Fafá de Belém, Alok, Mariana Rios e Zezé di Camargo, entre outros.

A atriz Monica Iozzi se disse “constrangida por ver meu país sendo representado mundo afora por este tipo de gente. Indignada ao ver mais uma mulher sendo tratada com tamanho escárnio e desrespeito”, e comentários parecidos foram feitos por Fernanda Lima, Sophia Abrahão e Bruna Marquezine.

A jurista e ativista russa Alena Popova fez um abaixo-assinado online para denunciar a atitude dos torcedores brasileiros. Segundo ela, a petição pode ser usada pelo governo russo para uma possível punição. Popova diz que os torcedores poderiam ser punidos com uma multa por humilhar publicamente a honra e a dignidade da mulher russa e por violar a ordem pública.

Outros casos

Um exemplo ainda mais recente aconteceu nesta terça-feira (19), após o jogo entre Japão e Colômbia, quando um colombiano foi filmado pedindo que duas japonesas repetissem o placar da partida e, em seguida, palavras ofensivas a si mesmas.

Antes, argentinos já tinham feito coisa parecida com mulheres de nacionalidades não identificadas, ensinando-as a repetirem palavras em espanhol que claramente não entendem, e que fazem referência a uma prática sexual.

Repercussão

O governo colombiano se manifestou chamando de inaceitável o comportamento de seu torcedor. “Não apenas degrada a mulher, insulta outras culturas, nosso idioma e nosso país. Inaceitável maltratar uma mulher aproveitando-se das barreiras do idioma”, diz parte da mensagem.

A companhia aérea Latam demitiu na quarta-feira (20) o funcionário que aparece em um vídeo constrangendo mulheres na Rússia. O novo vídeo divulgado em redes sociais mostra ao menos três brasileiros constrangendo mulheres durante a Copa do Mundo na Rússia. Em um trecho, um deles aparece pedindo para estrangeiras repetirem a frase: “Eu quero dar a… para vocês”.

O turista que aparece no vídeo é Felipe Wilson, que trabalhava na Latam, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O G1 não localizou o rapaz.

“A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa. A partir deste pressuposto, a companhia informa que tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta”, diz a empresa, em nota. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo