Histórico

Maestro brasileiro é destaque no cenário sinfônico em New York

Thiago Tiberio vive em NY e já esteve em grandes produções musicais

DA REDAÇÃO COM BRAZILIAN VOICE

Maestro brasileiro é destaque no cenário sinfônico em New YorkBrasileiros com talento estão espalhados por toda parte do mundo. Em todas as artes os traços da nossa cultura estão presentes, e na música nunca foi diferente. Como prova disso está o exemplo do maestro fluminense Thiago Tiberio, que no domingo (19), regeu a prestigiosa The New York Symphonic Arts Ensemble (NYSAE), no Julia Richman Auditorium, em Manhattan (NY).

Nascido em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Thiago vive em New York e já participou de grandes produções musicais, como as trilhas dos filmes de Tim Burton e a execução ao vivo da trilha de “O Senhor dos Anéis”, junto com a projeção do filme. Também já esteve à frente de várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira (Brasil), Orquestra Sinfónica de Euskadi (Espanha), BBC Concert Orquestra (Reino Unido), Hollywood Symphony (EUA), Vancouver Symphony Orquestra (Canadá), München Symphoniker (Alemanha), Orquesta Sinfónica de Navarra (Espanha), West Orquestra Sinfônica da Austrália (Austrália) e Tóquio Phillarmonic Orchestra (Japão), em óperas como Les Vêpres Siciliennes (Verdi) e Turandot (Puccini).

A New York Symphonic Arts Ensemble foi fundada em 1988 por um grupo de artistas locais, com o objetivo de apresentar música clássica do mais alto nível possível para uma organização feita por voluntários. A apresentação regida por Thiago teve a execução de “Rhapsody in Blue” e “New York Rhapsody” (George Geshwin), “The Promise of Living” da ópera The Tender Land (Aaron Copland) e a Sinfonia nº. 2 em Ré Bemol Maior, Opus 30 “Romântica” (Howard Hanson).

Compositor premiado e consagrado, Tiberio também produz peças para orquestra e trilhas para o cinema. Suas obras mais recentes incluem o Choro nº 2 para quarteto de cordas, apresentada na sede das Nações Unidas (ONU) em New York, e Variações Sobre Um Tema de Schubert, executadas pela The New York Symphonic Arts Ensemble, onde ocupa o posto de regente assistente há mais de quatro temporadas. O filme “Air: The Untold Story”, de Gil C. Alicea, documentário com participação do maestro, foi escolhido para abrir o 2012 Long Island Latino International Film Festival, e o aclamado “Seja forte, esteja nu” resultou na composição de mais de três horas de música, cuja trilha sonora está sendo lançada.

Tiberio possui mestrado em Composição pela Universidade de New York (NYU) e está atualmente trabalhando na sua primeira ópera, “Watunna”, em um concerto para saxofone e orquestra, e na trilha para o filme “Encubiertos”. Os próximos compromissos como maestro incluem “The Fellowship of the Rings: Viva a projeção”, em Hannover, na Alemanha, e uma regência com Wagner e Carlos Gomes no programa.

Talvez o único maestro no mundo que faz as próprias batutas, Thiago mora em Astoria, New York, onde compõe num piano de cauda Yamaha, ao ritmo do ‘metrônomo’ de 137 batidas por minuto do seu relógio cuco na parede.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo