Histórico

Maioria das tropas sai do Iraque este ano

Eleições pacíficas no país ajudaram a decisão de Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu que uma parte substancial dos 140 mil soldados norte-americanos no Iraque voltará para casa ainda este ano. “Os iraquianos já estão preparados para assumir maior responsabilidade por sua segurança”, disse Obama, lembrando que as eleições provinciais naquele país foram as mais pacíficas desde o início da ocupação americana, em 2003.

Durante a campanha presidencial, o democrata prometeu que retiraria todos os soldados norte-americanos do Iraque nos seus primeiros 16 meses de mandato de forma “responsável e gradual”. Paralelamente, os EUA planejam enviar reforços à guerra do Afeganistão. O presidente e seus assessores estão realizando uma ampla análise da estratégia dos EUA na região e é provável que, com o aumento da violência no Afeganistão o contingente de soldados suba para 60 mil nos próximos meses.

Obama disse ainda que os momentos mais tristes da sua presidência até o momento foi ter de assinar cartas enviadas a familiares de soldados mortos nas guerras. Os EUA já tiveram 644 militares mortos no Afeganistão, e 4.236 no Iraque.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo