Mais de 11 mil brasileiros receberam residência permanente no Canadá em 2021

Na comparação com 2019, o crescimento no número de brasileiros admitidos é de 115,9%; País busca imigrantes qualificados para suprir falta de mão de obra

0
1498
Canadá quer mais imigrantes qualificados (Foto: ImmigToronto)
Canadá quer mais imigrantes qualificados (Foto: ImmigToronto)

Dados do governo canadense mostram que 11.420 brasileiros receberam a residência permanente no Canadá em 2021. Desse total, 43,5% imigraram para o país pela categoria Canadian Experience, um dos três programas do governo federal que fazem parte do Express Entry. As informações são do Estadão.

Para se inscrever na categoria Canadian Experience, o candidato à imigração precisa comprovar experiência de trabalho no Canadá. Uma das maneiras de fazer isso é cumprindo a experiência após um período de estudo em determinados programas.

Na comparação de 2021 com 2019, o crescimento no número de brasileiros admitidos no Canadá como residentes permanentes é de 115,9%, ante os 5.290 do último ano anterior à pandemia. Quando as fronteiras mundiais ainda estavam abertas, o número de imigrantes do Brasil no Canadá já crescia mais de 30% ao ano.

Em 2020, apesar da queda registrada no primeiro ano da pandemia, o Brasil apareceu pela primeira vez entre os dez países com mais residentes permanentes admitidos no Canadá (um total de 3.695), considerando os números oficiais desde 2011.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os residentes no Canadá representavam a nona maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 121 mil pessoas em 2020. Os Estados Unidos abrigam a maioria dos brasileiros que hoje vivem no exterior, com 1,77 milhão de brasileiros portadores de green card.

Em fevereiro, o ministro de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, apresentou o plano de imigração do país para os próximos dois anos. Até 2030, 5 milhões de canadenses irão se aposentar e o país vai precisar de mão de obra estrangeira. Hoje existem mais de 70 programas de imigração disponíveis para o Canadá. Para mais informações, acesse o site: https://www.canada.ca/.