Estados Unidos Geral Manchete

Mais de 180 mil pessoas saíram de suas casas devido aos Incêndios na Califórnia

Até o astro da NBA LeBron James foi afetado e bombeiros só conseguiram controlar 10% do fogo

Os incêndios são comuns nesta época do ano na Califórnia (Foto: Andrea Booher/FEMA)
Os incêndios são comuns nesta época do ano na Califórnia (Foto: Andrea Booher/FEMA)

Como é comum nesta época do ano, os incêndios na Califórnia representam um pesadelo para a população do estado mais populoso dos EUA. Mais de 180 mil pessoas receberam ordens das autoridades para evacuar as casas por motivo de segurança, especialmente nas áreas próximas a Los Angeles. E o problema realmente afeta a todos: o astro do basquete LeBron James passou um susto na madrugada de segunda-feira e precisou abandonar sua residência com a família.

“Os incêndios em LA não são brincadeira. Estamos tentando encontrar um lugar para passar a noite”, comentou James enquanto dirigia em busca de abrigo. O atleta do Lakers, que horas antes havia comandado do time na primeira vitória da temporada, acrescentou que está rezando por todas as famílias da região. De fato, os condados próximos a Los Angeles têm sido castigados pelo fogo, que segundo os bombeiros ainda está longe de ser controlado. Mais de 12 mil hectares já foram consumidos pelas chamas.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência. Para prejudicar ainda mais o trabalho de combate às chamas, os ventos fortes, de até 80 milhas/hora, não dão trégua desde a semana passada. As companhias elétricas cortaram preventivamente a eletricidade e estima-se que há mais de dois milhões de moradores sem energia.

Outra preocupação é referente à qualidade do ar: os habitantes das zonas mais próximas aos incêndios têm recebido avisos para permanecerem em locais internos para evitar a exposição à fumaça. Cerca de 75 milhões de dólares já foram destinados para a reconstrução das cidades afetadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo