Joselina Reis

Mais de 800 cursos on-line e de graça em 2016

Graduate School of Arts and Sciences (GSAS) (Foto: Wikimedia Commons)
Graduate School of Arts and Sciences (GSAS) (Foto: Wikimedia Commons)

A plataforma edX disponibiliza mais de 800 cursos de instituições como Universidade Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para fazer on-line, sem pagar nada.

As universidades Berkeley, Columbia, Boston, entre outras renomadas, também dispõem de cursos. As aulas abordam as mais diversas áreas do conhecimento, como literatura, tecnologia, ciência, história e psicologia.

Além dos gratuitos, há cursos de níveis mais densos por um custo acessível. Para garantir o certificado é necessário pagar uma taxa que depende do curso escolhido. Acesse a lista de universidades e cursos disponíveis pelo endereço – www.edx.org/course.

Bolsas para pós-graduação

A Fundação sem fins lucrativos Wellcome, baseada no Reino Unido, oferece bolsa para estudantes de saúde pública que desejem fazer uma pós-graduação com pesquisa na área. A pós (Mestrado ou PhD) pode ser realizada em qualquer país do mundo, incluindo mestrados à distância. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto.

O programa pode ser relacionado à saúde pública ou medicina tropical, e não há restrições quanto à instituição ou país em que o curso será realizado. O apoio durante o programa inclui um auxílio mensal, custos de viagem e anuidade total ou parcial das instituições. Despesas de pesquisa também poderão ser reembolsadas. A bolsa tem duração média de 30 meses – sendo que os primeiros 12 meses devem ser de um curso de mestrado ou PhD em uma instituição de excelência e os demais 18 meses de dedicação ao projeto de pesquisa.

A candidatura deve ser feita pela organização em que a pesquisa será feita – é necessário enviar um formulário com informações sobre o histórico do estudante e seu projeto de pesquisa.  Outras informações no endereço: https://wellcome.ac.uk/funding/masters-fellowships-public-health-and-tropical-medicine

Bolsas de estudo para ensino médio no exterior

Estudante entre 15 e 18 anos de idade podem se inscrever para o programa de bolsas de estudo dos United World Colleges (UWC), uma associação sem fins-lucrativos que reúne escolas de ensino médio de 15 países, incluindo Canadá, Alemanha, Costa Rica e China, cuja missão é promover a paz por meio da educação.

As inscrições vão até 26 de agosto, os interessados poderão fazer sua inscrição on-line por meio do site do programa. Os estudantes que confirmarem candidatura até 5 de agosto pagarão uma taxa de inscrição promocional, de R$ 60. A partir dessa data, o valor sobe para R$ 90.

O programa oferta bolsas de estudo parciais e integrais, e para concorrer a uma das vagas é preciso participar do processo seletivo, que conta com três etapas, sendo a primeira a realização de provas.

O conhecimento em inglês é desejável, mas não obrigatório.

As bolsas de estudo cobrem despesas com alojamento, alimentação, material escolar, aulas e seguro médico. Algumas ainda incluem o chamado pocket Money, uma espécie de mesada para eventuais gastos dos alunos. A duração completa do programa pode ser de até 2 anos.

Para mais informações sobre as etapas de seleção, provas e outras dúvidas visite: www.uwc.org.br/processo-seletivo

Bolsas de pós-graduação e pesquisa

A Universidade de Flinders, na Austrália, está com inscrições abertas para suas Bolsas Internacionais de Pesquisa em Pós-Graduação. São contemplados estudantes que desejem fazer um mestrado ou doutorado com pesquisa em diversas áreas. As inscrições encerram no 12 de agosto.

A bolsa tem duração de até três anos e cobre todos os custos de anuidade da instituição, além de um auxílio no valor anual de 26 mil dólares australianos. 

Entre os pré-requisitos estão possuir graduação completa, apresentar comprovante de proficiência em inglês e atender aos critérios de admissão para um Mestrado ou Doutorado na instituição.

Leia o edital completo na página oficial da bolsa – www.flinders.edu.au/scholarships-system/index.cfm/scholarships/display/a731e2.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo