Antonio Tozzi Esportes

Mandantes não perdem nos jogos de ida da Copa do Brasil

Pedro e Luiz Araújo marcaram os gols da vitória sobre o Palmeiras no jogo de ida da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Pedro e Luiz Araújo marcaram os gols da vitória sobre o Palmeiras no jogo de ida da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Essa semana foi dedicada aos jogos de ida da Copa do Brasil. O saldo foi bastante positivo para os mandantes que computaram quatro empates e três vitórias – todas pelo placar de 2 a 0.

Vocês devem estar se perguntando: este sujeito é maluco? A Olimpíada de Paris está a todo vapor e ele vem comentar sobre futebol!

Antes de mais nada, cabe uma explicação: os Jogos Olímpicos de Verão de fato estão agitando o planeta esportivo, e por isto mesmo torna-se muito difícil dar um panorama geral sobre o que vem ocorrendo na capiutal francesa, pois são tantas disputas em diversas modalidades que se tornaria uma insensatez fazer qualquer tipo de análise sobre o desempenho da equipe brasileira na mais importante competição esportiva do mundo neste momento. Isto será feito, com certeza, no final, pois aí será possível fazer uma avaliação mais detalhada dos resultados obtidos por nossos atletas.   

Portanto, nesse momento, as atenções se voltam às oitavas de final da Copa do Brasil, com destaque para o duelo envolvendo as duas equipes mais vencedoras do futebol sul-americano nos últimos cinco anos: Flamengo e Palmeiras. Aliás, aqui cabe uma crítica à CBF – organizadora desta competição – que decidiu realizar um sorteio aleatório entre as 16 equipes classificadas. Para felicidade geral dos outros 14 concorrentes e decepção dos amantes do futebol, os dois rivais estão se enfrentando nesta série e um deles ficará pelo caminho. 

Flamengo sai na frente no jogo dos supertimes

Como é comum no esporte, sobretudo no futebol, ninguém consegue se manter no topo para sempre e é normal haver um período de oscilação. Isto ocorreu com o Flamengo no ano passado quando a equipe recheada de craques conseguiu passar o ano sem conquistar um título sequer. Nem mesmo o Campeonato Carioca, vencido pelo Fluminense, atual campeão da Copa Libertadores da América, que vem lutando bravamente para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro deste ano, comprovando o que estamos falando sobre oscilação.

Bem, neste momento, quem passa por essa fase de baixa é o Palmeiras do badalado treinador Abel Ferreira que, em menos de quatro anos de clube, conquistou dez títulos. Para se ter uma ideia da má fase, o time sofreu quatro derrotas nos cinco jogos recentes: perdeu para Botafogo e Fluminense por 1 a 0 no Rio de Janeiro, foi batido por 2 a 0 em casa pelo Vitória por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro e agora perdeu pelo mesmo placar para o Flamengo por 2 a 0, também no Rio de Janeiro!

O ge.com resumiu a partida desta forma: “Uma vitória incontestável e com placar até barato. Assim pode ser definido o 2 a 0 do Flamengo sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com domínio rubro-negro do início ao fim, o jogo nem parecia colocar frente a frente os dois maiores vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos. Pedro e Luiz Araújo fizeram os gols que dão aos cariocas o direito de até perder por um gol em São Paulo para seguir na competição.”

Agora, o Verdão terá de jogar bem mais do que vem fazendo ultimamente para superar o forte adversário, se quiser prosseguir na Copa do Brasil. Eles voltam a medir forças na próxima quarta-feira (7), às 7:00PM (horário de Miami), no Allianz Parque. Com a vitória no Maracanã, os cariocas avançam até com derrota por um gol de diferença. Em caso de triunfo alviverde por dois gols, a partida vai para pênaltis. Por três ou mais, a classificação de virada fica com os paulistas. Antes, porém, o Flamengo defende a liderança do Brasileirão no próximo sábado (3), às 8:30PM (horário de Miami), diante do São Paulo, no Morumbi, enquanto o Palmeiras visita o Internacional, no Beira-Rio, domingo (4), às 4:00PM (horário de Miami). 

Tricolor paulista praticamente carimba passagem para a próxima fase da CB

São Paulo bateu o Goiás com gols de Luciano (foto) e Calleri no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
São Paulo bateu o Goiás com gols de Luciano (foto) e Calleri no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Com gols de Luciano e Calleri, ambos no segundo tempo, o São Paulo bateu o Goiás em casa, na terça-feira (30), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e abriu uma vantagem confortável no confronto. Foi uma partida em que os donos da casa jogaram praticamente todo o tempo no ataque, mas com dificuldade de furar a retranca goiana – o que só conseguiu na etapa final. O Goiás jogou com dez jogadores desde os 34 minutos do primeiro, com a expulsão de Marcão.

A vantagem é boa para o São Paulo. O time pode até perder por um gol de diferença na volta, em Goiânia, na quinta-feira (8) que vem para avançar às quartas. O Goiás precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por pelo menos três para se classificar direto. Antes, porém, o São Paulo recebe o Flamengo pelo Brasileirão, enquanto o Goiás joga contra o Norizontino fora de casa no domingo (4) pela Série B.

Furacão bate Red Bull Bragantino em Curitiba por 2 a 0

Zapelli e Cuello celebram o primeiro gol do Athletico na Ligga Arena (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
Zapelli e Cuello celebram o primeiro gol do Athletico na Ligga Arena (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico venceu o Bragantino na noite da quarta-feira (31), na Ligga Arena, em Curitiba, em jogo de ida válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Zapelli e Christian. Com o resultado, o Furacão abre vantagem no confronto, que será decidido na quarta-feira (7), no interior paulista.

Com a vantagem obtida, o Athletico pode perder por até um gol de diferença para ficar com a vaga na próxima semana. O Bragantino precisa vencer por pelo menos dois gols para levar a decisão para os pênaltis – se vencer por três, o Massa Bruta garante vaga nas quartas de final. Pelo Brasileirão, o Red Bull Bragantino vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama no sábado (3) às 6:00PM (horário de Miami), enquanto o Atheloitco recebe o Grêmio no domingo (4) às 3:00PM (horário de Miami).   

Bahia e Botafogo ficam no empate no Rio de Janeiro

Botafogo e Bahia mostraram porque estão bem no Brasileirão (Foto: Assessoria de Comunicação do Botafogo FR)
Botafogo e Bahia mostraram porque estão bem no Brasileirão (Foto: Assessoria de Comunicação do Botafogo FR)

Em um duelo de muita intensidade, Botafogo e Bahia empataram em 1 a 1, na terça-feira (30), no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Carlos Alberto e Cauly marcaram os gols ainda no primeiro tempo. A decisão da vaga na próxima fase da competição será no dia 7 de agosto, quarta-feira, na Fonte Nova. Quem vencer se classifica. Em caso de novo empate, a disputa será nas cobranças de pênalti.

Antes da decisão da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, os dois times voltam a jogar no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo entra em campo no sábado (3) para enfrentar o Atlético-GO, em Goiânia. O Bahia joga no domingo (4) contra o Fluminense, no Maracanã, às 3:00PM (horário de Miami).   

Empate entre Dragão e Vascão na capital goiana

Atlético-GO e Vasco da Gama deixaram a decisão da vaga para o Rio de Janeiro (Foto: Atlético-GO/ Divulgação)
Atlético-GO e Vasco da Gama deixaram a decisão da vaga para o Rio de Janeiro (Foto: Atlético-GO/ Divulgação)

Atlético-GO e Vasco ficaram no empate em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio Antonio Accioly, em Goiânia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Emiliano abriu o placar no começo do primeiro tempo, e Vegetti empatou já na reta final. A decisão da vaga será no dia 6 de agosto, em São Januário. Quem vencer se classifica. Se houver novo empate, a disputa vai para as cobranças de pênalti.

Antes de se reencontrarem na terça-feira (6), os dois times entram em campo novamente pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético-GO recebe o Botafogo no sábado. No mesmo dia, o Vasco também joga em casa contra o Bragantino.

Timão e Imortal não saem do zero em São Paulo

O Corinthians do meia Alex Santana não conseguiu marcar um gol sequer em seu estádio (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
O Corinthians do meia Alex Santana não conseguiu marcar um gol sequer em seu estádio (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Com cartões vermelhos e atuação decisiva do VAR, Corinthians e Grêmio abriram o confronto das oitavas de final da Copa do Brasil com um 0 a 0, em jogo disputado na noite da quarta-feira (31), na Neo Química Arena, em São Paulo. Fora de casa, o time gaúcho não conseguiu aproveitar o fato de ter atuado com um jogador a mais desde o início do segundo tempo, tanto que quem ficou mais perto da vitória foi o Timão – Giovane ganhou de Reinaldo e, nos acréscimos, tocou por cima de Marchesín para marcar um golaço, que foi anulado por impedimento.

O Corinthians jogou com um jogador a menos desde o início do segundo tempo. Aos 7 minutos, o árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou cartão amarelo para Raniele depois de entrada forte em Villasanti. O VAR, porém, recomendou a revisão da jogada, que terminou com a expulsão do meio-campista corintiano. Nos acréscimos, Giovane ganhou de Reinaldo para marcar um golaço que poderia ter sido o da vitória corintiana, mas o lance foi anulado pelo árbitro de vídeo por impedimento. Antes do fim do jogo, Gustavo Nunes também recebeu cartão vermelho, após falta em Pedro Henrique.

A partida disputada em São Paulo não deu vantagem para nenhum dos lados. Quem vencer na próxima quarta-feira, em Curitiba, garante a classificação. Um novo empate leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. Pelo Brasileirão, o Grêmio vai a Curitiba enfrentar o Athletico no domingo (4) às 3:00PM (horário de Miami). No mesmo dia, o Corinthians recebe o Juventude às 3:00PM (horário de Miami).   

Jogo eletrizante em Maceió

Gustavo Scarpa foi autor do golaço de empate do Galo em Maceió no jogo de ida da Copa do Brasil (Foto: Pedro Souza/Galo)
Gustavo Scarpa foi autor do golaço de empate do Galo em Maceió no jogo de ida da Copa do Brasil (Foto: Pedro Souza/Galo)

CRB e Atlético-MG empataram por 2 a 2 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo foi disputado na noite da quarta-feira (31) no estádio Rei Pelé, em Maceió. Os donos da casa abriram 2 a 0, com Willian Formiga e Léo Pereira. O Atlético reagiu com gols de Paulinho e Scarpa, além de não aproveitar outras chances para a virada, após o CRB ter um atleta expulso.

Atlético e CRB fazem o jogo de volta na próxima quarta-feira, dia 7, às 6:00PM (horário de Miami), na Arena MRV. Uma nova igualdade no placar leva a definição da vaga às quartas de final para a disputa de pênaltis. O atacante Hulk virou dúvida no Atlético para os próximos jogos. Contra o CRB, o camisa 7 sentiu um problema na panturrilha direita e precisou ser substituído aos 14 minutos do primeiro tempo. 

O Atlético volta a campo no próximo sábado (3). Enfrenta o Criciúma às 7:00PM (horário de Miami),    no estádio Heriberto Hülse, pela 21ª rodada do Brasileiro. O CRB joga no domingo 4), às 5:30PM (horário de Miami), pela Série B, contra o Operário-PR. O duelo pela 19ª rodada será no Germano Krüger. 

As partidas de ida oitavas de final da Copa do Brasil se encerraram com o duelo realizado no dia 1º de agosto no Estádio Alfredo Jaconi que reuniu Juventude e Fluminense em Caxias do Sul. O jogo de volta está marcado para a quarta-feira (7) no Maracanã. Pelo Brasileirão, os dois jogam no domingo (4) às 3:00PM (horário de Miami), com o Fluminense recebendo o Bahia no Rio de Janeiro e o Juventude viajando a São Paulo para enfrentar o Corinthians.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo