Esportes

Maratonista brasileiro dá lição de superação

Gaúcho de Santana do Livramento chegou em terceiro lugar geral na Maratona de Miami

Marcos Rogério Costa Dias obteve excelente resultado na Maratona de Miami
Marcos Rogério Costa Dias obteve excelente resultado na Maratona de Miami

DA REDAÇÃO – A canção Chariots of Fire pode muito bem servir como tema de fundo para ilustrar a luta de Marcos Rogério Costa Dias, gaúcho de Santana do Livramento, cidade que faz fronteira com Rivera, no Uruguai. Sua persistência é uma lição de vida para as pessoas que desejam conquistar seu espaço.

Frentista em um posto de combustível, Marcos tomou gosto pelas corridas. Começou correndo médias distâncias e se tornou meio-fundista, especialista em provas de 1.500 e 3.000 metros. Embora tenha feito bons resultados, ele não sentiu muito apoio e decidiu mudar de categoria. Em 2014, foi terceiro colocado na Meia Maratona de Jerusalém. A partir daí, optou por deixar o emprego e assumir sua carreira como atleta.

“Há quinze meses, larguei o emprego e fui em busca do meu sonho. Já tenho dois patrocinadores (Supermercado Righi, de Santana do Livramento, e Barão Free Shopping, de Rivera), que me ajudam a pagar as contas porque sou casado e tenho dois filhos. Quando há alguma prova internacional, faço trufas para vender, promovo rifas e a comunidade local me apóia bastante”, afirma o atleta filiado ao Sogipa, clube de Porto Alegre.

Usando esse recurso, conseguiu angariar o dinheiro necessário para se inscrever e pagar a passagem para a Flórida, onde participou da Maratona de Miami. Ironicamente, a prova foi realizada em um dia frio e chuvoso totalmente atípico para a cidade. Ele conseguiu entrar na segunda largada e obteve um resultado surpreendente: 3º colocado geral!

Marcos Dias faz questão de elogiar o apoio recebido por pessoas conhecidas e até mesmo por anônimos, como foi o caso do casal Vetorelli. “Esta família nem me conhecia e me deu todo suporte. Como não falo inglês, eles me ajudaram bastante. Com isto, pude me concentrar nos treinamentos e fiz uma boa prova, completando o percurso de 42 quilômetros e 195 metros em 2 horas e 39 minutos. O desempenho poderia ter sido melhor se não estivesse chovendo e ventando tanto”, avalia o maratonista. O percurso da prova abrangeu Downtown, Brickell, Coconut Grove e parte de Miami Beach.

Lisandra Vetorelli, corretora de imóveis em Miami e natural de Porto Alegre, e seu marido foram os bons samaritanos que deram a mão ao Marcos Dias. “Ele estava hospedado em um hotel em South Beach, mas o local era muito barulhento. Aí, o pessoal do Consulado Geral do Brasil em Miami conseguiu transferi-lo para uma casa em um local mais tranquilo, onde podia treinar. E conseguimos que ele largasse no segundo pelotão em vez de estar no meio de 30 mil pessoas, o que prejudicaria seu desempenho”, afirmou a moradora de Aventura.

Com a boa colocação na Maratona de Miami e com a vitória na prova de Barcelona, Marcos Dias está entusiasmado porque deve ser reconhecido como atleta de ponta, permitindo, assim, largar no pelotão de elite. Atualmente, vem treinando com o técnico que trabalha com os quenianos que competem na Corrida de São Silveste quando vão ao Brasil. A equipe Luasa é a responsável pelo treinamento do maratonista, que segue os treinamentos através de um aplicativo, porque a sede da Luasa fica em Taubaté, interior de São Paulo.

Em março, disputará a Maratona de Jerusalém em março deste ano. “Agora, voltarei para lá com grandes chances de vitória. Minha esperança é chegar em primeiro e ficar com o prêmio principal, que é um carro”, vibra o maratonista que venceu até mesmo a hipotermia sofrida na prova de Miami. Com esta determinação, quem pode duvidar disto. ν

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo