Histórico

Marketing social na ponta do lápis

Imagem é valorizada quando a empresa atua socialmente

Por Ricardo Tomassoni*

Marketing social é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para as empresas e, o alvo maior, o cidadão brasileiro.

São muitas as vantagens da realização de uma estratégia de marketing social. A primeira é a diferenciação da marca na mente dos consumidores. Outra vantagem é a diversificação do mix de comunicação da empresa para melhor atingir seu público. Por último, a necessidade da empresa de se posicionar como socialmente responsável e que não está somente interessada na sua lucratividade.

Desse modo, o investimento em ações sociais pode ser visto como uma oportunidade para a empresa participar do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação. Nesse aspecto, o marketing social trabalha a imagem da empresa, por meio da marca, de forma consciente e inconsciente.

Existe um receio das empresas em trabalhar com marketing social, e dessa ação não resultar em retorno financeiro. O importante é ressaltar que um projeto social bem organizado e com uma boa coordenação pode, sim, trazer uma série de benefícios para a empresa. O aumento de vendas de produtos/serviços provenientes desta estratégia está ligado diretamente ao retorno de mídia espontânea, releases, share of mind, etc.

Existe uma série de programas sociais para serem patrocinados. Um deles é o Gala Dinner Miami da Brazil Foundation, que se realizará no próximo dia 27 de março, no W Hotel em Miami Beach.

Imagine ter sua marca ao lado de logos como TAM Airlines, Grendene, Camargo Corrêa, Itaú, Vale. Só pra citar algumas que ultimamente têm apoiado os eventos da Brazil Foundation. O valor agregado que sua marca assimilará é inimaginável.

Além disso, há a publicidade espontânea gerando exposição nos principais veículos de imprensa que realizam a divulgação e cobertura do evento, como The New York Times, The New York Post, Vogue, revista Caras, revista Contigo, revista Quem, este mesmo AcheiUSA, além da cobertura televisiva que sempre esteve presente nos eventos realizados nos anos anteriores em New York.

Colocando na ponta do lápis, o valor investido é mensuravelmente transformado em um investimento lucrativo trazendo um retorno de imagem surpreendente, alavancando vendas, e além disso, ajudando ao próximo.


*Ricardo Tomassoni é publicitário

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo