Histórico

Megaprojeto em Sunrise promete desbancar o Sawgrass Mills como o maior centro comercial da cidade

Empreendimento de $1.5 bilhões vai ocupar uma área correspondente a 11 lojas do Walmart Supercenters juntas e mais de 2 mil novas residências

DA REDAÇÃO, COM THE SUN-SENTINEL – Nunca se fez nada assim na Flórida. O futuro projeto, batizado de Metropica, em Sunrise, promete ser uma ‘cidade dentro da cidade’, e vai ter:

Mais de 2 mil apartamentos
300 townhomes (casas geminadas)
Espaço comercial suficiente para abrigar 11 Walmarts

O monumental projeto de $1.5 bilhões – quase o dobro do investido no vizinho Sawgrass Mills mall – vai ser o núcleo do novo centro de West Broward, o “Western Broward Downtown”. As obras devem começar em janeiro do próximo ano, segundo promete Michael Moskowitz, advogado do incorporador do projeto, Joseph Kavana, de Miami.

As obras vão durar cerca de dez anos e 5 mil trabalhadores serão contratados para a tarefa de erguer o empreendimento.

Os corretores da área estão enlouquecidos com a magnitude do projeto.

“Meu queixo caiu”, disse um analista imobiliário de Deerfield Beach. `O incorporador` está falando em 2 mil novos apartamentos em Sunrise e nenhum deles têm vista para o mar.”

Em todo condado de Broward, cerca de 4 mil residência estão em construção ou planejadas em novos projetos, disse McCabe. “`O incorporador` está falando de mais da metade do toda a demanda planejada concentrada em um só projeto”, continuou o analista. “É quase como construir uma cidade dentro de outra. Com com 2,5 mil novas moradias, espera-se que ali vão morar pelo menos 5 mil pessoas.”

Na semana passada, os vereadores (commissioners) do condado autorizaram um incremento de 9 acres de terras banhadas (wetlands) ao projeto que já ocupa 50 acres.

Como contrapartida, o incorporador vai separar $1 milhão para criar 20 acres de wetlands no Long Key Nature Center, em Davie. E com o espaço adicional não serão necessárias construções tão altas quanto o previsto.

Quando pronto, estima-se que Metropica vá gerar cerca de $22 milhões anuais em impostos, com $5 milhões para o condado de Broward, disse o advogado Moskowitz ao jornal The Sun-Sentinel. O resto vai para a cidade de Sunrise, para os distritos escolares e outros departamentos beneficiados pelo dinheiro de impostos.

“É um projeto fenomenal, que vai fazer daquela parte mais oeste de Broward transformar-se num grande centro comercial e residencial”, disse Moskowitz. “Encaixa-se perfeitamente com o mall que já está por lá. No que diz respeito ao mercado imobiliário, a baixa passou, mas os juros continuam baixos e a demanda por novas moradias continua alta”.

Como diversos outros projetos, Metropica atrasou-se por conta da recessão recente, disse o advogado.

“Depois de tanto tempo à espera, este é o momento perfeito para começar a construir o que vem sendo planejado há quinze, vinte anos”, disse o vereador de Sunrise Joey Suotto. “Estou feliz por ele ter saído do papel”.

Karvana, o incorporador chefe do projeto, está fora do país e não pode ser ouvido para cometar sobre a aprovação do empreendimento, mas em breve vai encontrar-se com as autoridades de Sunrise para dar o toque final em Metropica, segundo Moskowitz.

O incorporador está vendendo uma propriedade de 7 acres para um outro empreendedor, que planeja a construção do ‘Portico’, um conjunto de prédios de cinco e seis andares, num total de 417 moradias na Northwest 136th Avenue.

O empreendimento deve começar a subir já em agosto deste ano e ficará pronto em dois anos.

Kavana, fundador e CEO do K Group Holdings Inc., é desde 1994 dono das terras onde futuramente vai se instalar o Metropica.

O empreendedor, nascido no Uruguai, tem participações em diversos projetos imobiliários internacionais, incluindo o YOO, em Punta del Este, no Uruguai, e o YOO Nordelta, em Buenos Aires, Argentina. Kavana mora desde 1980 em Miami, e já participou também de vários projetos locais, como o Jacaranda West, em Plantation e Chapel Trail, em Pembroke Pines.

Metropica*

Tamanho: Aproximadamente 4 milhões de pés quadrador, quase o dobro de Sawgrass Mills
Altura: Até 18 andares
Apartamentos: 2,083
Townhouses: 300
Escritórios 785,000 pés quadrados (mais ou menos do tamanho de 7.3 Walmarts)
Espaço comercial: 485,000 pés quadrados (mais ou menos do tamanho de 7.3 Walmarts)

*Números planejados

Fonte: The Sun-Sentinel

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo