Histórico

Melhor chef do mundo é brasileira

Helena Rizzo comanda o restaurante Mani em São Paulo

LocalAgora vai ficar ainda mais difícil conseguir um mesa no Maní, restaurante brasileiro em São Paulo, comandado pela chef Helena Rizzo. Ela foi nomeada na terça-feira (25) a melhor chef do mundo, na categoria feminina. Em agosto de 2013, ela foi nomeada a melhor chef da América Latina.

Helena, formada em arquitetura e ex-modelo, comanda o Maní há oito anos ao lado do marido, o chef espanhol, Daniel Redondo. O anúncio do prêmio, oferecido pela Veuve Clicquot World’s Best Female Chef veio seguido de elogios da crítica do setor como “eles produzem comida que encantam os mais difíceis paladares” e “os pratos elaborados por Rizzo são uma combinação harmoniosa entre a tradicional culinária brasileira e a inovação da culinária contemporãnea”.

Rizzo não deixa escapar em seus pratos o palmito, a madioca e o carneiro, ao mesmo tempo que combina esses ingredientes com produtos estrangeiros, como o noodles e o óleo de trufas. Com o prêmio, o nome de Rizzo entra para a galeria de grandes vencedores da culinária mundial como Anne-Sophie Pic, da França, e Nadia Santini, da Itália.

A organização do prêmio, criado em 2011, disse que o objetivo é trazer das ‘sombras’ as grandes mulheres chefs de cozinha e ajudar a diminuir a distância entre elas e os grandes chefs masculinos. Alguns críticos afirmam que não haveria necessidade de um prêmio somente para mulheres, mas Rizzo rebateu dizendo que “espera que o prêmio abra os olhos do setor gastronômico para as mulheres que comandam as cozinhas pelo mundo afora e, mostre a maravilhosa culinária brasileira”.

Helena Rizzo descobriu sua paixão pela culinária aos 14 anos e desde então tem trabalhado para descobrir e dominar novas técnicas e sabores. Quando era mais jovem, viajou e trabalhou em restaurantes da Europa, como o El Celler de Can Roca, eleito o melhor do mundo em 2013. Em 2006, ela voltou a São Paulo e abriu o restaurante Maní no Jardim Paulistano. O estabelecimento é o número 46 da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, e se destaca por usar ingredientes tradicionais brasileiros em seus pratos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo