Menina de SP precisa de transplante de $1 milhão

0
1285

Sofia tem apenas quatro meses mas luta pela vida desde o dia que nasceu

Menina de SP precisa de transplante
Patricia e Gilson da Silva, com a pequena Sofia

DA REDAÇÃO COM G1 – Sofia Gonçalves de Lacerda tem apenas quatro meses. Ela nasceu em Votorantim (SP) e foi diagnosticada com síndrome de Berton, uma doença rara que provoca o mau funcionamento no intestino, da bexiga e no estômago. Para sobreviver ela precisa de um transplante multivisceral o que pode ser feito em Miami ao preço de $1 milhão, cerca de R$2,4 milhões.

A família recorreu à justiça brasileira para obrigar o Hospital das Clínicas a realizar a cirurgia, mas os médicos brasileiros afirmaram que não poderiam realizar esse procedimento em pacientes com menos de dez kg. Sofia só tem cinco quilos. A esperança veio do Hospital Jackson Memorial, em Miami.

O médico brasileiro Rodrigo Vianna aceitou o desafio de operar Sofia e mais, não cobrará pelo seu trabalho. Mas a família ainda será obrigada a custear as despesas do hospital avaliada em $1 milhão.

Vianna enviou uma carta à família ressaltando a urgência em acelerar o processo da cirurgia da menina. Segundo ele, a síndrome de Berton, uma doença autossômica recessiva, é rara e tem alta taxa de mortalidade durante o primeiro ano de vida. Pacientes afetados por esta síndrome tem poucas chances de vida, sem o transplante.

A mãe da menina, Patrícia da Silva, conta que soube que a filha tinha algum problema no quinto mês de gravidez, mas somente quando ela nasceu é que a síndrome foi detectada. “Devido o mau funcionamento desse órgãos ela nunca se alimentou, nem via oral nem por sonda, mas somente pela veia. Ela também nunca fez necessidades”, conta a mãe.

Sem dinheiro para bancar o transplante em Miami, a família começou uma campanha pelo Facebook que já atrai mais de 100 mil pessoas, inclusive famosos como Grazi Massafera e a cantora Claudia Leitte. A campanha foi intitulada como “Ajude a Sofia” e as doações podem ser feita de três maneiras: depósitos em qualquer quantia na conta corrente no Banco do Brasil em nome de Patrícia de Lacerda da Silva (mãe da Sofia), Agência: 0995-4; Conta: 40.941-3; CPF: 01859787380, doações pela internet podem ser feitas nos seguintes endereços: www10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=251185 e ou www.caridadx.com.br/campaigns/ajude-a-sofia.