Menino de 3 anos que brincava com fogão causou o incêndio que deixou 12 mortos em Nova York

As chamas se propagaram com rapidez na quinta-feira (28) no bairro do Bronx. Entre as vítimas fatais há quatro menores, um deles de apenas um ano.

0
1979
Incêndio de grandes proporções deixa uma dezena de mortos no bairro de Bronx em Nova York

O incêndio que se propagou na noite da quinta-feira (28) em Nova York e deixou pelo menos 12 mortos foi causado por um menino de 3 anos que estava brincando com o fogão, conforme disseram os bombeiros da cidade em uma conferência de imprensa na sexta-feira (29).

O prefeito da cidade, Bill de Blasio, havia adiantado pouco antes em uma entrevista que a causa do incêndio mais letal em décadas “parece ter sido em razão de um horrível e trágico acidente”, afirmou à WNYC Radio. Entre os falecidos, havia quatro menores entre 1 e 10 anos.

No incêndio, definido pelo prefeito como ” o pior incêndio que vimos nesta cidade em um quarto de século,” 12 pessoas perderam a vida e várias ficaram feridas em um edifício residencial no bairro nova-iorquino do Bronx, perto do zoológico.

Na sexta-feira (29), as autoridades continuam trabalhando na zona, depois que as chamas foram controladas. “Agradecemos a rápida resposta dos bombeiros que resgataram 12 pessoas”, afirmou o prefeito ao destacar que, se não fosse pela atuação dos bombeiros, a tragédia poderia ter sido maior.

As autoridades informaram que as pessoas evacuadas de suas casas pelo incêndio foram abrigadas na escola secundária Crotona International High School do Bronx.

O responsável pelo Departamento de Bombeiros, Daniel Nigro, disse que o incêndio é “de proporções históricas”, devido ao número de vítimas fatais. O fogo irrompeu pouco antes das 7:00 da noite, “e começou no primeiro andar, estendendo-se rapidamente aos andares superiores. Morreram pessoas em vários andares, de 1 a 63 anos”, disse Nigro.

Em sua conta de Twitter, o Departamento de Bombeiros de Nova York informou ter enviado 160 efetivos para combater as chamas no local do incêndio, um edifício de cinco unidades entre a avenida Prospect e a rua 187 na área leste da cidade, na zona residencial de Belmont.

Moradores falaram que tiveram de evacuar o edifício rapidamente, alguns pelas escadas de emergência na parte externa do edifício, com a pouca roupa que vestiam e fugir para a rua a temperaturas em torno de 14 graus Farenheit (-10 graus centígrados).

O frio glacial tornou ainda mais difícil o trabalho dos bombeiros, que finalmente conseguiram extinguir as chamas.

Posteriormente outro incêndio foi registrado às 3:00 da madrugada de sexta-feira (2) em um prédio de três andares na vizinhança de Bedford-Stuyvesant no Brooklyn, no qual morreu pelo menos uma pessoa. Dezenas de bombeiros foram deslocados ao local para apagar o fogo e conseguiram controlá-lo.

 

Incêndio de grandes proporções deixa uma dezena de mortos no bairro de Bronx em Nova York