Comunidade

Mensagens de Natal e Ano Novo

O AcheiUSA convidou personalidades influentes da comunidade para deixarem mensagens de final de ano aos leitores. Confira.

DA REDAÇÃO – Não tem jeito. Apesar de algumas decepções e desencantos, as pessoas renovam as esperanças para o ano que está surgindo. Afinal, como diz o ditado, de fé também se vive. E o que seria de nós se não tivéssemos fé no futuro, não é mesmo?

Aliada à chegada do Ano Novo, vem também o simbolismo do Natal, a data máxima da Cristandade. Ele representa a vinda de Jesus Cristo à Terra para dirimir os pecados da Humanidade. Está presente nas mentes de todos cristãos a imagem do Menino Jesus na manjedoura cercado por Maria e José, seus pais terrestres e por animais que saudavam Jesus Cristo naquele lugar pobre de bens materiais, porém, rico em bondade e amor. E a estrela a brilhar no céu saudava aquele que veio para nos ensinar lições de fé, esperança, humildade e, sobretudo, amor.

Por isso, o AcheiUSA também deseja a todos seus leitores, anunciantes, funcionários, fornecedores e amigos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Confira outras mensagens dos líderes comunitários, do cônsul e do prefeito de Pompano Beach.


Cônsul Geral do Brasil em Miami

Ao final de mais um ano à frente do Consulado-Geral em Miami, dirijo-me à comunidade brasileira nesta jurisdição para expressar os meus votos de boas festas e para apresentar um balanço das atividades realizadas e das conquistas alcançadas em 2015, a despeito das dificuldades do ano que se encerra.

Começo, pois, este balanço, aludindo à mudança de sede do Consulado-Geral. Inauguradas em outubro de 2014, as novas instalações do Posto permitiram que, em 2015, a Repartição aperfeiçoasse seus métodos de atendimento e, consequentemente, oferecesse à população expatriada mais conforto e agilidade na prestação de seus serviços. Hoje, o brasileiro que necessite de serviços consulares será recebido em um edifício moderno e à altura das demandas da crescente e exigente comunidade brasileira nesta Jurisdição.

Tal medida foi fundamental para lidar com o crescimento da procura por serviços consulares verificada neste ano. Graças ao aumento no número de balcões de atendimento foi possível emitir quase 5% mais documentos consulares, entre procurações, legalizações, certidões e passaportes do que em 2014. (Nos últimos 4 anos, assim, o Consulado-Geral passou de 3 para 10 balcões de atendimento ao público brasileiro.)

– Em 2015, ainda, pôde o Consulado-Geral atender a uma antiga reivindicação da Comunidade. Além do já tradicional serviço de orientação jurídica, o Consulado-Geral contratou profissional para prestar apoio, orientação e aconselhamento psicológico. Desde setembro, o serviço já se encontra à disposição de todos os brasileiros.

– Desde que assumi as funções de Cônsul-Geral em Miami, venho pessoalmente empenhando-me no fortalecimento do ensino de nossa língua pátria na Flórida. Nesse sentido, foi com enorme satisfação que o Consulado-Geral colaborou decisivamente para o início das atividades de mais uma escola com programa em língua portuguesa no Estado. A “Downtown Doral Charter Elementary School” (DDCES) iniciou suas atividades em agosto, oferecendo programa bilíngue, em português e em inglês, inclusive com a doação do acervo completo de livros em português intermediada pelo Consulado-Geral. A DDCES junta-se, assim, à escola Ada Merritt na preservação e ampliação da língua portuguesa nos Estados Unidos.

– Na área cultural, o Consulado-Geral, em conjunto com o “Miami City Ballet”, promoveu o projeto “Ballet Beyond Borders”, que concede bolsa de estudos a jovens bailarinos brasileiros. Além disso, patrocinou, com o auxílio do empresariado brasileiro local, o XXX Festival de Teatro Hispânico de Miami, que este ano homenageou o Brasil; e apoiou série de mostras de artistas nacionais entre as quais destacaria, por sua abrangência, a terceira edição do “Art Brasil”. No âmbito da promoção comercial do Brasil no exterior, o Consulado-Geral logrou ser reconhecido como a terceira mais eficiente repartição do Serviço Exterior Brasileiro, segundo os dados do último trimestre de 2015.

– Assisti também, com maior satisfação ainda, à renovação do Conselho de Cidadãos da Flórida, mecanismo de diálogo informal, apolítico, de aconselhamento e representação da comunidade brasileira local, cujo objetivo é o de aproximar a comunidade aqui expatriada do Consulado-Geral. O processo de amadurecimento democrático ocorrido no Conselho em 2015 permite vislumbrar, para 2016, uma ação mais efetiva na promoção de projetos de interesse comunitário, que contará com todo o apoio do Consulado-Geral.

– Convido assim a vibrante comunidade brasileira na Flórida a renovar suas esperanças em um futuro mais próspero para nosso país. Conclamo todos a manter sua firme confiança no Brasil e na certeza de que todos nós somos responsáveis para a construção de um país mais justo e equânime e que a todos orgulhe. Estejam seguros de que o Consulado-Geral continuará a acolher os brasileiros aqui residentes de portas abertas, renovando sempre seu compromisso com o Brasil e promovendo a dimensão da riqueza social e cultural de nosso povo no exterior.

Feliz 2016!

Hélio Vitor Ramos Filho
Embaixador
Cônsul-Geral


Prefeitura de Pompano Beach

Happy 2016! Desejo de todo coração que nossos moradores de Pompano Beach tenham um 2016 repleto de felicidade, saúde e sucesso!

Lamar Fisher
Prefeito de Pompano Beach


CCB – Centro Comunitário Brasileiro

É Natal! Estamos chegando a mais um final de ano. É tempo de solidariedade! O CCB nasceu com a missão de unir e organizar a Comunidade Brasileira. Muitas foram as pessoas beneficiadas pelas ações do CCB junto à comunidade graças aos seus filiados. A generosidade é uma virtude que encontramos em pessoas como os voluntários do CCB.

O CCB, desde sua fundação, procurou realizar ações em que as pessoas em suas necessidades fossem atendidas. Em nenhum momento se distanciou dos seus propósitos. Destacamos aqui uma das ações do CCB, que foi o fim da perseguição policial aos imigrantes pela polícia de Broward e outras tantas causas em que o CCB esteve presente, pois acredita que uma comunidade forte e unida, sobrevive independente das circunstâncias. Acreditamos que podemos fazer muito mais em 2016.

Desejamos à toda Comunidade Brasileira um Natal repleto de alegria, saúde e paz e que em 2016 possamos, todos juntos, continuar semeando unidade para que possamos colher crescimento.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Centro Comunitário Brasileiro


PibFlórida

Natal abençoado.

É um prazer me dirigir à comunidade brasileira no Sul da Flórida para desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Como um dos representantes do Conselho de Cidadãos da Flórida, ligado ao Consulado-Geral do Brasil de Miami, posso dizer que nossa comunidade continua crescendo em unidade e realizações. Muitas empresas novas surgiram no mercado. Muita gente nova chegou e todos são muito bem-vindos em nossa comunidade. Precisamos estar de braços abertos para receber empresários e todos que regressaram para trabalhar.

Desejo a todos um Natal abençoado, lembrando que o verdadeiro sentido do Natal é Jesus Cristo. Desejo a todos um 2016 com as mais ricas bençãos dos céus. Que todos os seus sonhos se realizem em 2016.

Pr. Silair Almeida – Pibflorida


Brazilian Chapel e Brazilian Temple WPB – Igreja Adventista do Sétimo Dia

Natal tempo de celebrar…

O Natal para o mundo secular se resume em festas e troca de presentes…

Para os cristãos o Natal representa o tempo especial para celebrar o nascimento de Jesus.

A Bíblia ou outras fontes não apresentam registro da data do nascimento de Jesus, mas há indicações que ele não tenha nascido em dezembro.

Creio que Deus não permitiu o registro da data para não nos apegarmos ao tempo ou simplesmente celebrar o dia e esquecer o personagem.

Na realidade a Bíblia aponta a celebração do nascer de Jesus como Emanuel – Deus consosco: “Eis que virgem conceberá e dará a luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel que quer dizer: Deus Conosco”. Mateus 1:23
E isto foi celebrado pelos anjos, pelos pastores, reis magos e alguns poucos que acompanhavam as profecias da vinda do Messias. (Lucas 2)

Outro fato importante para celebrar o Natal – ou seja Nascimento de Jesus – é o propósito pelo qual Ele nasceu.

A Bíblia diz em Galatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Em Mateus 1:21 lemos: “ E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Estas são boas novas de grande alegria e razão para celebrarmos o Natal.

Natal é o tempo especial para celebrar a Salvação – o grande presente ao mundo perdido.

Natal é o tempo de dizermos: Muito Obrigado Jesus por nascer nesse mundo… venha nascer em meu coração. É o tempo também de compartilhar essas essas Boas Novas de grande alegria com os semelhantes.

Ao Celebrar JESUS nesse Natal, vamos ter alegria e gratidão em dar e receber, ajudar os necessitados, dedicar tempo com a família, e promover a verdadeira paz que vem de uma vida com JESUS.

Lembre-se: “A vida é bela com JESUS.” Feliz Natal com JESUS!

Pastor Alex Vaz – Brazilian Chapel e Brazilian Temple WPB

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo