Histórico

Mercado imobiliário tem nova valorização nos EUA

Preço das residências subiu pelo sexto mês seguido, mas recuperação total ainda está distante devido ao desemprego em massa

Impulsionado pelo benefício fiscal dado pelo governo americano aos compradores da primeira casa, o preço dos imóveis nos Estados Unidos subiu pelo sexto mês seguido em novembro. Em 14 das 20 regiões metropolitanas analisadas houve valorização e o avanço registrado foi em média de 0,2% em novembro na comparação com outubro, atingindo 145,49 pontos.

O preço das casas está 3,4% maior do que em maio, quando chegou ao menor nível da história, mas ainda 30% abaixo do pico, ocorrido em maio de 2006. Entre as regiões metropolitanas pesquisadas, as maiores altas mensais ocorreram em Phoenix e São Francisco, e as maiores baixas em New York e Chicago.

O indicador, porém, ficou abaixo do esperado pelos analistas. Eles previam que o índice ficaria 5,1% menor do que em novembro do ano passado, e ficou 5,3% abaixo. O prazo final do benefício oferecido pelo governo foi prorrogado até junho de 2010. Os analistas, porém, acreditam que os preços voltem a cair, com os altos índices de desemprego e foreclosures. “Enquanto não tivermos um crescimento do emprego, não completaremos a recuperação do mercado imobiliário”, disse Jeff Humphreys, economista da Universidade da Georgia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo