Histórico

Mês passado foi o janeiro mais quente já registrado no mundo

Agência Meteorológica do Japão, onde a temperatura esteve 1,44 grau Celsius acima da média, culpou o aquecimento global e o El Niño pelo fenômeno

A temperatura média global do mês passado foi a mais alta em janeiro desde que há registros, segundo informou a segundo a Agência Meteorológica do Japão. Este é um fenômeno que já havia acontecido com dezembro de 2006.
No Japão, a temperatura em janeiro esteve 1,44 grau Celsius acima da média.
Até o mês passado, segundo a agência, o mês de janeiro mais quente fora o de 2001. Foi o quarto mês de janeiro mais quente registrado desde 1897. Os três meses de janeiro mais quentes registrados no país até hoje foram os de 1989, 1972 e 2000, nesta ordem.
A agência culpou o aquecimento global pelas altas temperaturas, além da lenta movimentação das massas de ar em direção ao sul e a intensificação do fenômeno El Niño.
A temperatura média global subiu 0,67 grau Celsius no último século. No Japão, o aumento no mesmo período foi de 1,07 graus.
O progressivo aquecimento do planeta foi mais notado no hemisfério norte, onde foram registradas temperaturas médias muito mais altas do que as normais em várias cidades.
Moscou, por exemplo, registrou temperatura média de -1,6 grau, 5,9 graus acima do normal. Berlim apresentou média d 5,3 graus (5,1 graus a mais do que o habitual), e em Nova York registrou 3,8 graus (3,5 acima da média histórica).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo