Histórico

Meteorologistas preveem 18 tormentas

EUA podem enfrentar temporada forte de furacões

Os meteorologistas federais consideram esta temporada de furacões acima do normal, embora alertem que mesmo uma temporada considerada baixa pode trazer uma ventania destruidora.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA na sigla em inglês) foram nomeadas entre 12 e 18 fortes tempestades, seis a 10 furacões, e de três a seis grandes tormentas de Categoria 3 ou mais na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de pelo menos 150 kph, durante o perído entre 1º de junho e 30 de novembro,

Os Estados Unidos tiveram um ano muito feliz em 2010. A maioria dos ventos que originaram as tempestades tropicais e todos os furacões desviaram de nossas costas, comentou Jane Lubchenco, administradora do NOAA. Entretanto, podemos não ter tanta sorte nesta temporada, alertou Jane.

Os meteorologistas do NOAA citaram três fatores que podem contribuir para uma temporada forte de furacões: desde1995, a região tem tido um ciclo bastante ativo de de furacões; a superfície do oceano está cerca de dois graus mais quente do que a média, e o fenômeno La Niña (o esfriamento da água que tende a aumentar o desenvolvimento de tormentas) deve ir embora agora em junho, mas ainda mantém alguma influência este ano, tais como diminuição das variações bruscas de vento, que costumam ser o cerne dos ciclones tropicais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo