Imigração Notícias

México passa a exigir visto impresso para entrada de turistas brasileiros

Exigência começa a valer no próximo dia 18 de agosto

Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México (foto: pixabay)

A partir do dia 18 de agosto, a entrada de cidadãos brasileiros  no México só será permitida com a apresentação de visto. A informação foi confirmada na quarta-feira (3) pelas secretarias do Interior e de Relações Exteriores do governo mexicano.

Em dezembro do ano passado, o México havia autorizado viajantes do Brasil a entrar no país como turistas apenas com uma autorização emitida pela internet.  Entretanto, o sistema eletrônico apresentou problemas e estava há dois meses sem funcionar. Inicialmente, as autoridades mexicanas disseram que se tratava de um problema técnico, mas que nunca foi solucionado e fez com que centenas de pessoas perdessem suas passagens ou desistissem de embarcar para o país da América do Norte.

Com a nova regra brasileiros com destino ao México terão que  comparecer à embaixada em Brasília ou aos consulados em São Paulo ou no Rio de Janeiro para obter uma autorização de viagem impressa. 

Apesar de o motivo da exigência não ter sido mencionado claramente, especula-se que estaria ligado a pressões do governo americano para conter o alto fluxo de brasileiros que usam o país para cruzar ilegalmente a fronteira com os EUA.

Recentemente, dois grupos de imigrantes com quase 200 brasileiros foram detidos próximos a San Diego, na Califórnia, em uma tentativa de migrar irregularmente para o país de Joe Biden. As detenções foram feitas em duas ocasiões, nos dias 23 e 26 deste julho.

Para agendar um visita às representações consulares do México para obter o visto clique aqui.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo