Imigração Manchete Notícias

México vai exigir visto de brasileiros para tentar frear a imigração ilegal para os EUA

Em documento publicado nesta quinta-feira (14), governo mexicano disse que medida é temporária e data para a implementação será anunciada em breve

Aumento da imigração ilegal de brasileiros fez governo mexicano tomar a medida (Foto Flickr)

O aumento de mais de 1.000% no número de brasileiros presos tentando atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA pelo México, levou as autoridades mexicanas a tomarem uma atitude. Nesta quinta-feira (14), o governo publicou um documento no qual informa que vai passar a exigir vistos de brasileiros que queiram viajar para o País. A data para a implementação será informada em breve.  

Segundo o documento publicado quinta-feira, o governo mexicano verificou parcela substancial de brasileiros “cujo perfil não corresponde ao do visitante ou turista genuíno”.

Esses viajantes “apresentam inconsistências na sua documentação ou informação, reforçando a possibilidade de que um número significativo de pessoas que pretendem usar a isenção de visto de forma indevida”.

O México disse ter informado a decisão ao governo brasileiro e que pretende trabalhar em conjunto com o Brasil para “garantir o fluxo” entre os dois países.

Assim que a medida entrar em vigor, brasileiros que cheguem ao México em transportes aéreos deverão ter um visto eletrônico adquirido antes da viagem. Para entrada por vias marítimas ou terrestres, será preciso que o visto seja concedido por um consulado do México.

Brasil e México assinaram em 2000 um acordo para eliminar a necessidade de vistos em ambos os países para visitantes. A medida entrou em vigor em 2004, foi suspensa logo em seguida e voltou a valer em 2013.

Hoje, para entrar no México a turismo ou negócios, é preciso apresentar apenas o passaporte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo