Miami-Dade oferece aplicativo digital, em inglês, com avisos sobre temporada de furacões

Ferramenta digital é gratuita e está disponível na Apple App Store o Google Play Store

0
1417
A diretora de Comunicações assegura, porém, que “já estão trabalhando em um aplicativo mais completo que inclua espanhol e creole”
A diretora de Comunicações assegura, porém, que “já estão trabalhando em um aplicativo mais completo que inclua espanhol e creole”

Com o início da temporada de furacões, em 1º de junho, o condado Miami-Dade oferece um aplicativo digital para telefones celulares inteligentes que fornece informações sobre situações de perigo e medidas a tomar.

Segundo o relatório divulgado pelo escritório da vereadora Daniella Levine Cava, a ferramenta digital vai dispor de informações em “tempo real” sobre transporte e abrigos disponíveis, assim como “detalhes de perigos e evacuação”.

A ferramenta digital é gratuita e está disponível na Apple App Store ou Google Play Store, conforme as características de seu telefone celular, e conta também com conexão direta com o centro de informação 311.

No entanto, este aplicativo foi concebido somente em inglês. A diretora de Comunicação do condado de Miami-Dade, Myriam Márquez  porém, explicou que “o aplicativo está publicado em inglês, mas a parte em espanhol está no botão que diz Hurricane Guide”. Isto é importante em um condado onde cerca de 60% da população precisa comunicar-se em espanhol.

Trata-se de um pequeno guia adicional, bem resumido e praticamente escondido, que aparece no formato PDF e deveria aparecer em primeiro plano, de acordo com a prática de English Plus, adotado depois dos vereadores do condado repelir a controversa determinação English Only há 25 anos. A diretora de Comunicações assegura, porém, que “já estão trabalhando em um aplicativo mais completo que inclua espanhol e creole”.

De qualquer forma, enquanto o condado amplia os idiomas, o aplicativo dispõe de informações valiosas, que seriam ainda melhores se estivessem disponíveis nos três idiomas que predominam no condado: inglês, espanhol e creole.

“Contar com informação rápida e precisa, durante uma situação de emergência é crucial para a saída, a saúde e a segurança de nossos moradores e visitantes”, asseverou a vereadora Levine Cava, acrescentando que este novo aplicativo ajudará a receber as informações necessárias antes, durante e depois de uma tormenta, assim como outras possíveis emergências.